Para muitas pessoas a culinária tornou-se apenas um hábito do dia-a-dia, ou no caso de experimentos de novas receitas, simplesmente seguí-las como diz a receita.


Por outro lado, Chefs profissionais enfatizam teoria, técnica e procedimentos gerais.


Esta distinção entre cozinha caseira e cozinha profissional já data de + ou – 200 anos, ou pelo tempo que existem os restaurantes.


Os restaurantes modernos originaram-se na época da Revolução Francesa no fim do século XVIII. A palavra “Restaurante” vem do verbo francês “restaurer” que significa restaurar.


Em 1765, um comerciante /cozinheiro chamado Boulanger resolveu dar o nome das suas sopas de “Restauradoras”, daí o local onde se vendiam Restauradoras se chamava Restaurante.


Muitos Chefs que trabalhavam em mansões ficaram sem emprego após a revolução, surgiu então a necessidade de desenvolver-se uma forma de culinária técnica para suprir a demanda dos novos restaurantes, logística, armazenamento, porções etc.


A culinária caseira é e sempre foi baseada, ou em uma receita escrita ou bem guardada na memória da “Mama” e a culinária profissional, desenvolvida por  Chefs baseada em técnicas e procedimentos.


A “Velha Cozinha Camponesa” apesar de muito saborosa, não era flexível o suficiente para o preparo de uma variedade de pratos de uma vez só com eficiência, como requer um restaurante. A partir desta conclusão os Chefs vem através dos tempos desenvolvendo diversos métodos e técnicas para a melhoria do serviço e até a rentabilidade de seus restaurantes.


Filosofando com o Chef
I AM A CHEF, EVERY DAY I WAKE UP TIRED.
I AM A CHEF, EVERY DAY MY FEET ARE SOAR.
I AM A CHEF; EVERY DAY I RIDE THE BUS WITH WORKERS WHO WILL FINISH AT FIVE.
I AM A CHEF, AND TODAY I WILL SKIP MY BREAK
I AM A CHEF; EVERY DAY SWEAT STINGS MY EYES
I AM A CHEF, EVERY DAY I DEAL WITH BULLSH*T
I AM A CHEF; EVERY DAY I FIGHT WAITERS.
I AM A CHEF, I HAVE SCARES TO PROVE IT.
I AM A CHEF; EVERY DAY I PEEL, CHOP & SLICE.
I AM A CHEF, EVERY DAY I LEARN, I TEACH AND CREATE… I GROW UP.
I AM A CHEF; VERY DAY I REACH A NATURAL HIGH.
I AM A CHEF AND, AT THE END OF THE DAY I AM PROUD OF WHAT I DO…