O Museu Regional do Iguaçu, mantido pela Copel na Usina Governador Ney Braga (Segredo), passa a atender em novo horário. A partir deste mês, a instalação recebe visitantes de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e não mais entre terça-feira e domingo. 

A visita ao Museu é gratuita e pode ser feita individualmente ou em grupos, de até 40 pessoas. A visitação por grupos – geralmente formados por escolares, jovens, pessoas da terceira idade, alunos de escolas técnicas e participantes de programas sociais – deve ser previamente agendada pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelos telefones (42) 3675-1801 e (42) 3675-1805. Na solicitação devem constar a data, horário, número de pessoas e objetivo da visita. 

MUSEU – Prestes a completar 12 anos, o Museu Regional do Iguaçu compõe parte fundamental do registro das riquezas históricas e naturais do Paraná, preservando a memória dos povos e dos ecossistemas que se formaram no entorno do Rio Iguaçu e sua bacia. Nele, é possível conhecer objetos de cerâmicas e ferramentas usadas por comunidades indígenas milenares, bem como artefatos de colonos e caboclos que habitavam as margens do rio. 

Uma volta pelo Museu também permite conhecer a paisagem e os animais típicos desde a nascente do rio até a foz. Com luzes e sons, uma maquete, reproduzindo o curso do principal rio, convida a um passeio sensorial pelos diferentes ecossistemas. Essa experiência, no relato dos próprios visitantes, ajuda a entender melhor a importância do Rio Iguaçu para o Paraná. 

O Museu Regional do Iguaçu fica nas dependências da Usina Governador Ney Braga (Segredo), entre os municípios de Foz do Jordão e Reserva do Iguaçu, a cerca de 350 quilômetros de Curitiba.