Desde 1996 no mercado curitibano, a F9 é uma das empresas pioneiras na prestação de serviços em impressão digital voltada para a comunicação visual. Atualmente a empresa trabalha com a tecnologia de ponta do setor e tem um dos mais completos bureaus de impressão digital especializado em grandes formatos, além de um vasto leque de serviços como confecção de banners, faixas, decoração de frota, telas para Front e Back Light, displays de papelão (PDV), entre outros. Projetando o futuro e para transmitir uma imagem mais contemporânea e coerente com a realidade do mercado mundial de identidade visual, a F9 apresenta sua nova logomarca.

A nova identidade traz inovação e modernidade por meio de um perfil tecnológico, do equilíbrio entre os elementos do branding e de um percurso criativo, irreverente e com efeito visual impactante. A principal mudança vem no conceito da sustentabilidade. A ideia é perceber isto logo no primeiro olhar, conforme explica o sócio diretor da Share MKT, Marcos André de Siqueira. “Evidenciar o lado da sustentabilidade na logomarca é uma conotação importante e diferenciada que só traz benefícios em todos os aspectos”. A criação, o posicionamento e o design da nova identidade foram criados pelo estúdio do designer italiano Paolo Malorgio, em colaboração com a Share MKT, que acompanha o projeto.

O azul e amarelo da marca dão lugar ao verde (sustentabilidade) e ao cinza (tecnologia). A nova logo é inspirada nos pixels, elemento que segue toda a comunicação da marca a partir de agora. Todo o material gráfico da empresa, plotagem de carros, uniforme, site, design de interiores e fachada seguirão essas mudanças. “É uma nova etapa da F9. Trabalhamos durante meses nesse conceito e o resultado final é um projeto que envolve toda a empresa e consolida nosso posicionamento em relação à tecnologia e excelência em impressão, com direcionamento e foco na sustentabilidade”, explica o diretor Emerson Camargo.

De acordo com Emerson, uma das ações de mais destaque será a nova fachada da empresa, prevista para o primeiro semestre de 2012. “Ela é nosso cartão de visitas e será um veículo de comunicação. A fachada da empresa terá pixels que formarão pictogramas, capazes de transmitir diferentes mensagens”.

A sustentabilidade não é mostrada apenas na logomarca da empresa. Todo o material produzido e que já não apresenta mais utilidade para o cliente pode ser recolhido e reutilizado. “Buscamos a consolidação de um trabalho voltado para a  sustentabilidade que foi iniciado oficialmente em 2007 com o lançamento do Projeto Bumerangue. O programa visa a comunicação visual consciente e prima pela destinação correta de resíduos e estímulos à reutilização. O material coletado é destinado à reciclagem”, destaca o diretor da F9.

Atendendo grande parte do mercado da região Sul, o objetivo da F9 é se fortalecer como referência de impressão digital em todo o país. “Aguardamos um resultado positivo do mercado em todos os aspectos, pois agora a empresa tem um posicionamento gráfico baseado na excelência de seus serviços. Este é um diferencial que desde sempre existiu, mas que não era expresso na identidade corporativa. ‘Um bom business começa por um bom design’”, enfatiza o designer Paolo Malorgio.