
Destaque na capital mundial da pedra ametista, projeto investe em alta tecnologia para aguçar sentidos dos visitantes
A visita à Galeria Capra já seria encantadora se a experiência se limitasse a apreciação das raras formações de ametistas da cidade de Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul. Mas, o passeio supera as expectativas. O visitante se surpreende com a atração inovadora do empreendimento: um tour multissensorial pelo acervo exclusivo de pedras preciosas. A alta tecnologia permite que o público, a partir de seus cinco sentidos, explore a história de mais de 120 milhões de anos destes belos elementos da natureza.
Legenda: Na sala principal, geodos de ametista em estado bruto, com constituições extraordinárias. Foto: Fernando Zequinão.
O arquiteto Givago Ferentz projetou cinco ambientes onde é possível conhecer a fundo cada etapa de produção das ametistas, desde sua exploração até o produto final. As peças em exposição são somente para acervo, não estão disponíveis para venda. O objetivo é que as futuras gerações possam ter acesso a essas pedras preciosas ímpares, que dificilmente serão encontradas novamente. O projeto materializa um grande sonho de Danilo Capra, patriarca da família dos proprietários. Ele comandou garimpos de extração por muitos anos e sempre teve vontade de criar uma espécie de museu, que hoje se tornou a Galeria Capra.
A Galeria
A Capra oferece uma experiência completa, um complexo com mais de 300m² que dá a sensação de estar dentro de uma bela e gigantesca ametista. Além da galeria, um anexo onde é possível adquirir ametistas, peças de design para home decor, souvenir e joias assinadas por Rodrigo Alarcón.
Foto: Fernando Zequinão