Que tal se encantar com uma viagem pelo mundo das rimas e da imaginação? Assim será o espetáculo A Arca de Noé, que faz parte da rede de projetos culturais selecionados pelo Programa Petrobras Cultural.
Inspirada em canções de Vinícius de Moraes e Toquinho, a peça que estreiou em Curitiba no início de maio, se apresenta neste sábado, dia 18 de junho, em Paranguá, no Teatro Municipal Rachel Costa. A apresentação contará com uma ação de promoção do acesso à cultura. Parte dos ingressos serão distribuídos gratuitamente para crianças de 0 a 6 anos estudantes da rede pública de ensino, para organizações não-governamentais e instituições comunitárias.
Os poemas escritos por Vinícius de Moraes aos filhos que, mais tarde, se transformaram em cantigas infantis pela parceria com Toquinho, dão o tom da apresentação e envolvem a plateia com a inocência das crianças. Entre as canções estão as famosas “O Pato”, “Corujinha”, “Pinguim” e “São Francisco”, conhecidas em todo Brasil.
Em um clima de encanto e envolvimento com a literatura e música popular brasileira, o elenco em cena é composto por Edgard Assumpção, Jeff Bastos, Marwem HD, Ingrid Bozza, Ronald Lima, Amanda Leal e Joseane Berenda.
O diretor do espetáculo, Edson Bueno, acredita que A Arca de Noé é um patrimônio artístico brasileiro. “Essa peça é uma daquelas jóias que, transformadas em teatro, adquirem um valor inigualável. Seus personagens, animais, cantores e crianças brincam e cantam a beleza da vida e deixam uma mensagem eterna para as crianças, que seguirá para sempre até a fase adulta. Ela precisa ser encenada e cantada por gerações e gerações”, ressalta.
O produtor artístico e diretor da MRG Produções, promovedora do espetáculo, ressalta a importância da captação de patrocínios importantes para viabilizar a turnê. “E lá vai a Arca, encantando plateias e divulgando a linda obra musical do Vinícius de Moraes e do Toquinho. Estamos felizes com os patrocínios da Petrobras e da Copel. Tenho certeza que será uma turnê de amor, da promoção da boa arte e de muita celebração pela vida.”
Depois de Paranaguá receber o espetáculo, a turnê se encerra na capital sulmatogrossense, Campo Grande, em data ainda a ser agendada.
Os ingressos já estão à venda com tem preços populares e crianças até 02 anos não pagam entrada.
O Programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões. Mais informações estão no site www.mrgcultural.com.br.

SERVIÇO

PARANAGUÁ – PR
18 de junho (sábado) às 16h
Teatro Municipal Rachel Costa – Rua: Quinze de Novembro, 87 – Centro Histórico
Entrada: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

TELÊMACO BORBA – PR
02 de julho (sábado) às 16h
Centro Cultural Eloah Martins Quadrado – Av. Chanceler Horácio Laffer, 1160 – Centro

CAMPO LARGO – PR
09 de julho (sábado) às 16h
Centro da Juventude Bom Jesus – Rua: Ademar de Barros, 120 – Bom Jesus

CAMPO GRANDE – MS
Local e data será divulgado em breve

ELENCO:
Edgard Assumpção, Jeff Bastos, Marwem HD, Ingrid Bozza, Ronald Lima, Amanda Leal, Joseane Berenda.

FICHA TÉCNICA:
Inspirado na obra de Vinícius de Moraes e Toquinho. Direção Artística: Edson Bueno. Direção de Produção: Márcio Roberto. Direção Musical e Sonoplastia: Marcela Zanette, Du Gomide. Cenografia e Adereços: Aorélio Domingues. Iluminação: Rodrigo Ziolkowski. Coreografia: Eliane Campelli. Figurino: Mariana Zanette. Maquiagem: Lilian Marchiori. Designer Gráfico: Kim Takeuchi. Fotografias: Chico Nogueira | Maringas Maciel. Comunicação Visual: Rafael Falvo. Assessoria de Imprensa: Smartcom Inteligência em Comunicação. Produção Executiva: Claudia Zanca. Assistência de Figurinos: Regina Celli e Thaisa Aielo. Operador de Luz: Luiz Henrique. Operador de Som: Marlon Marques. Maquinistas: Luiz Henrique e Marlon Marques.
MRG PRODUÇÕES – A produtora cultural promove espetáculos teatrais por meio de clássicos da literatura, a fim de divulgá-las dentro de princípios éticos, buscando manter a sua sólida reputação baseada em sua responsabilidade social. Marcio Roberto Gonçalves é produtor, diretor de teatro e arte-educador há 30 anos. Fundador da MRG Produções Artísticas e do Centro Cultural Boqueirão, em Curitiba. Foi conselheiro Municipal de Cultura de Curitiba, sendo representante dos pontos de cultura do Paraná. Trabalha com a democratização e difusão da cultura, em parceira com Instituições públicas de ensino, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Teatro Guaíra, entre outros._