Quatro Barras poderá integrar o roteiro turístico da Copa do Mundo de 2014. Para isso, a secretaria de Turismo já deu o primeiro passo, habilitando o Circuito Caminhos Históricos da Serra ao projeto “Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos”, promovido através da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Sebrae e Agência de Cooperação Alemã.

O projeto, que vai atuar em âmbito nacional, vai selecionar 24 roteiros compostos por no mínimo 10% de empreendimentos da agricultura familiar e que estejam acessíveis a no máximo três horas de viagem das doze cidades-sede, por meio terrestre ou aquaviário. O objetivo é apoiar o fortalecimento da agricultura familiar, colocando produtos em contato com os turistas, seja através de amostras em hotéis, restaurantes e feiras de artesanato ou ainda com opções de passeio a um destino rural.

Os roteiros escolhidos passarão por uma preparação e receberão um diagnóstico e um plano de ação para trabalhar a agricultura familiar como diferencial competitivo, além de apoio para a comercialização. Também está previsto que os empreendimentos presentes no roteiro recebam orientação técnica e qualificação para aperfeiçoamento de seus serviços ou instalações. Os resultados da chamada pública de roteiros turísticos para participação no projeto Talentos do Brasil Rural serão divulgados a partir do dia 4 de março, no endereço eletrônico do Sebrae (www.sebrae.com.br).