Batman vs Superman: A Origem da Justiça estreia nesta quinta-feira (24/3) com a missão de fazer com os personagens da DC o que a Marvel vem fazendo há tempos: juntar heróis na telona para faturar bilhões de dólares. Nada melhor que empacotar os dois mais famosos da editora (e das HQs de forma geral), Batman e Superman.

BVS02aBVs-super2

Para não dar a entender que filme é uma desculpa para ver os dois saindo no braço um contra o outro, o diretor Zack Snyder conduz uma trama política usando o impacto dos heróis para as pessoas comuns – algo que Capitão América: Guerra Civil vai explorar daqui a um mês.

O trabalho de divulgação do filme foi tão intenso que gerou muitos debates entre os fãs. Com a estreia, é possível ver se houve mais erros ou mais acertos.

Os acertos

BVS-Affleck

Ben Affleck como Bruce Wayne/Batman

A presença de Ben Affleck no filme foi a coisa que mais dividiu opiniões. Muitos temiam um desastre. Mas Affleck faz um trabalho correto na pele de um Bruce Wayne de quarenta e alguns anos, cansado depois de 20 anos de combate ao crime. O ator tem cara de playboy milionário. E seu 1,92m (além de um corpo sarado) impõem respeito como o Batman.

 

BVS-Gal

Gal Gadot como Mulher-Maravilha

A escalação da israelense de Gal Gadot como Mulher-Maravilha também gerou polêmica. A atriz de 1,78m era vista como magrela demais para encarnar a mais famosa heroína dos quadrinhos. Mas sua presença funciona. Em certos momentos, ela parece mais esperta que os dois heróis. O público nem vai ligar que a atriz não tem olhos azuis.

 

BVS_ALfred

Coadjuvantes

Jeremy Irons é o inglês da vez para interpretar o mordomo Alfred. Mordomo é modo de dizer, já que o grande amigo do Batman tem conhecimentos de informática, robótica e combate militar – além de pronunciar os melhores diálogos do filme. Do lado do Superman, Perry White (Lawrence Fishburne) mostra fielmente como se conduz uma redação de jornal.

 

BVS00

A luta de Batman e Superman

Se apenas o material de divulgação fosse considerado, o filme entregaria duas horas e meia de Batman dando porrada em Superman e vice-versa. Não é assim. A batalha entre os dois faz sentido no contexto do filme. Não dura tanto assim. E, para deleite dos fãs, as cenas praticamente decalcam os quadrinhos de O Cavaleiro das Trevas, icônica obra de Frank Miller.

 

Os erros

BVS-Lex

Jesse Eisenberg como Lex Luthor

Nos quadrinhos, Lex Luthor é um empresário bilionário e, ao mesmo tempo, tem conhecimentos avançadíssimos de ciência. E é um homem feito. No papel, Eisenberg entrega ao espectador um Luthor afetadinho. Pouco mais que um piá de prédio. Ao menos, o filme mostra como o personagem fica careca.

 

BVS-cena

Cenas desnecessárias

Há pelo menos duas sequências em que Bruce Wayne/Batman tem sonhos e lembranças. Uma delas, especificamente, só faz sentido se houver (e haverá) uma sequência de A Origem da Justiça. Independente disso, poderiam ter sido cortadas sem dó. Não fariam falta à trama.

 

BVS-SMBBVS-Apoca

Informação demais

Antes do lançamento do filme, muitos fãs discutiram na internet se os trailers de Batman vs Superman não jogavam informações demais para o filme absorver em duas horas e meia. O temor se confirmou. A linha básica está nos trailers (veja aqui). E, por causa da trama política, o filme é arrastado no começo e um pouco atropelado no fim.

 

BVS-Snyder

Atenção: falar de spoilers será um erro

Por incrível que pareça, mesmo com toda a informação, Batman vs Superman ainda consegue emplacar algumas surpresas. Ciente disso, o diretor do filme, Zack Snyder, aparece em um vídeo no qual pede aos espectadores que não saiam por aí espalhando spoilers – ou seja, que não contem cenas-chave do longa.