Nem só humanos sofrem de dores na coluna, problemas nos joelho e hérnia de disco. Cães também podem apresentar sintomas semelhantes. E subir e descer escadas, em alguns casos, pode ser prejudicial à saúde. O problema não costuma atingir na mesma proporção os gatos.
Segundo o médico veterinário, ortopedista e professor do curso de Medicina Veterinária da PUCPR, José Ademar Villanova Jr., a hérnia de disco em região torocolombar, que provoca a paralisia de membro pélvico (patas traseiras), é bastante comum nas raças Dachshund (Dexter na foto), Lhasa Apso, Maltês e Shih Tzu. “Eles são mais suscetíveis por apresentarem o tronco longo em relação aos membros (braços e pernas). Dentre estas raças, a Dachshund é a mais propensa”, explica o especialista.
Atenção! Para prevenir problemas nas articulações é recomendada uma alimentação balanceada e manter o peso do animal controlado. “Para evitar problemas na coluna é preciso evitar que o cão suba e desça escadas ou qualquer lugar mais alto. Para o sofá e cama o ideal é colocar rampas, e não escadas, principalmente para as raças que têm propensão a ter hérnia de disco”, orienta Villanova.
Evite escadas!
Acupuntura – Em vários casos, a técnica apresenta resultados positivos, como exemplo, tratamento para lesão de medula espinhal, dores crônicas e artrite. Além disso, a acupuntura pode ser utilizada para o tratamento de ansiedade. As agulhas são a preferência, mas outras técnicas também costumam ser empregadas, como é o caso da moxabustão (bastão com a erva Arthemisia que esquenta os pontos desejados). Em qualquer opção, procure o médico veterinário.