Análise da caixa preta do Airbus deve sair em 30 dias

Informação é do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito

Agência Brasil

O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, afirma que em 30 dias fica pronta a perícia da caixa preta do AirBus A-320 da TAM que bateu ontem (17) em um terminal de cargas da própria companhia no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

A caixa preta do avião Airbus A-320 da TAM foi encontrada nesta madrugada e segue para análise de especialistas. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Saito, que está em São Paulo acompanhando as investigações, informou na manhã de hoje (18) ao presidente Lula que a caixa preta será enviada aos Estados Unidos, ao National Transportation Safety Board, orgão norte-americano que será responsável pela análise das informações do vôo. O prazo para entrega do resultado pode ser prorrogado por mais um mês.

Conforme a secretaria, Saito explicou que, com a análise da caixa, será possível saber a velocidade do avião no momento da colisão, conversas entre os pilotos e se eles tentaram arremeter (realizar a decolagem imediatamente após tocar o solo), o que permitirá investigação relativamente mais rápida.

O comandante reiterou que ainda é precipitado tirar conclusões sobre as causas do acidente.