Brasília – Os deputados Luciana Genro (P-Sol-RS) e Rocha Loures (PMDB-PR) da CPI do Apagão Aéreo na Câmara, traduziram o diálogo entre as cabines do Airbus da TAM e da torre nos 12 últimos minutos antes da tragédia, transcritos das caixas-prestas do avião.
A comunicação mostra que o avião estava com apenas um reverso funcionando e que a pista de Congonhas estava molhada e escorregadia. O vôo transcorria normalmente, até a hora do pouso. O piloto informa à torre que a pista foi avistada normalmente.
Em seguida, um piloto fala para o outro:“Spoiler [equipamento que ajuda a desacelerar o avião] nada”. Um piloto diz ao outro: “Olhe isso”. Em seguida, afirma “Desacelere, desacelere”, e o outro responde “Não consigo, não consigo”,“Ah meu Deus”,“Vai, vai, vai”, “Vira, vira, vira”. Uma voz masculina fala “Ah não!”, em seguida ouvem-se gritos, o som da batida e a gravação para.
Depois da tradução dos diálogos, a reunião passou a ser fechada para que os deputados questionem o chefe do Centro de Prevenção de Acidentes aeronáuticos, brigadeiro Jorge Kersul.
Depois, silêncio