As duas caixas-pretas do Airbus 320 da TAM estão intactas e com 100% dos dados em perfeito estado. De acordo com os deputados Marco Maia (PT-RS) e Efraim Filho (DEM-PB), os técnicos do Conselho Nacional de Segurança de Transportes (NTSB, na sigla em inglês) já avançaram muito na extração das informações da caixa-preta de dados e de voz.

Os deputados vão hoje ao NTSB para se reunir com os técnicos do órgão e da Aeronáutica.  “Já avançaram muito no trabalho técnico, terminaram a compilação de todos os dados selecionados” disse Maia. “Acreditamos que até o final da semana devem estar concluídos os trabalhos aqui nos Estados Unidos”, disse Maia. Ontem concentraram-se em extrair os dados da caixa-preta de voz.

A partir de hoje, farão a validação dos dados, sincronizando as informações das caixas de voz e dados. “A parte mais complexa já foi concluída”, disse Efraim. Na quarta-feira, os grupos de técnicos – do NTSB, TAM, Airbus e Aeronáutica – se separam para tirar suas conclusões e voltam a se reunir na quinta para verificar se precisarão ser extraídos mais parâmetros (categorias de dados) da caixa-preta.