Governo deve investir pesado para reforçar infra-estrutura

Embaixador José Botafogo Gonçalves diz que ainda é cedo para opinar sobre as causas

Agência Brasil

O ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, embaixador José Botafogo Gonçalves, disse hoje que é cedo para opinar sobre as causas do acidente com o avião da TAM no início da noite de ontem no Aeroporto de Congonhas.

“Mas uma coisa é indiscutível. Temos que investir algumas centenas de milhões de dólares nos próximos anos para reforçar a nossa infra-estrutura de transporte, comunicações etc”.

Botafogo Gonçalves lembrou que o crescimento econômico do Brasil vai ser vigoroso nos próximos anos, como quer o governo, mas “exigirá investimentos maciços para evitar sucessivos apagões logísticos”.

Para o diretor do Instituto Nacional de Estudos Superiores (Inae), João Paulo dos Reis Velloso,  alguma coisa está errada no funcionamento dos aeroportos brasileiros.

“Pode haver, adicionalmente, um problema de erro do piloto, que não se pode excluir, mas só vamos saber no final [das investigações]. Mas não parece ter sido o caso”, disse.

Reis Velloso disse que o importante é que as causas do acidente sejam apuradas e os responsáveis, punidos. “A solidariedade às famílias das vítimas não deve ficar apenas no luto e no momento de silêncio. O importante é que isso seja o começo do fim”, disse.