Brasília – A assessoria de comunicação da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) informou que 78 vôos programados para o Aeroporto Internacional de Congonhas, 30 foram cancelados e oito sofreram atraso de mais de uma hora.
De acordo com o boletim divulgado às 10 horas, o número de cancelamentos está acima da média de dias normais. A assessoria não informou o motivo dos atrasos.
Entre as 6 horas e as 9h29 o aeroporto operou por instrumentos para pouso, já que os níveis de visibilidade eram baixos por causa da neblina.
Segundo a assessoria, nessa condições, a rotina prevê que pousar ou não fica a critério do piloto, já que papel da torre de comando é alertar o piloto sobre as condições de visibilidade.
Nenhum avião pousou desde a abertura do aeroporto até as 9h29: dez vôos foram redirecionados para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, seis para o de Vira Copos, em Campinas e um para o Galeão, no Rio de Janeiro.
Às 9h29 o tempo melhorou e, às 9h47, já com a condição normalizada, o primeiro vôo (JJ 3048 da TAM) pousou em Congonhas.