Foi uma aquarela de Vasily Kandisnky que marcou o início doabstracionismo na pintura.   Executada na cidade de Munique, naAlemanha, em 1910, ela representa a abertura para o abstrato, no qual aobra não mais se refere a objetos externos ou ao mundo real, porémpassa a descrever emoções e sentimentos através do impacto direto dascores e formas. E, no caso especial de Kandisnky, trabalhadas comomúsica visual, tal como ele explica em seu livro “O Espiritual na Arte”escrito no mesmo ano.
  O interessante é notar que o artista viria fazer parte do movimentointitulado “Der Blaue Riter”, traduzido como “O Cavaleiro Azul”, quereunia, a partir de 1912, desde russos como ele e Alexej Von Jawlenskyaté o suíço Paul Klee, passando pelo americano Lyonel Feininger, oalsaciano Jean Arp e, evidentemente, os alemães Franz Marc, AugusteMacke e Gabriele Münter, uma vez que era baseado na cidade de Munique.
  Este movimento não tinha uma diretriz geral enquanto agrupavaartistas cujas obras transitavam pelo Fauvismo, Cubismo, Futurismo,arte folclórica russa, incluindo também particularidadesexpressionistas do grupo “Die Brücke” ou “A Ponte”, que atuou emDresden, de 1905 a 1911.
  A questão expressionista é um fator importante na arte do século 20porque, segundo teóricos, o expressionismo na história da arte não é ummovimento isolado ligado especifica e exclusivamente a um tempo e lugaronde tenha ocorrido. Ele é, isto sim, um movimento recorrente queacontece quando circunstâncias propiciatórias acontecem e aparece tãologo estas condições venham a se concretizar.
  Apesar das diferentes maneiras que o artista expressionista possausar em seus trabalhos, diferenciando sua linguagem própria das demais,a obra sempre haverá de retratar fundamentalmente os seus sentimentosmais profundos. A matéria do expressionismo trata do dramático, dosubjetivo e  “expressa” emoções ligadas à solidão, à dor, amor, medo,ciúme, e, em última análise, à miséria humana inexoravelmente presentena nossa existência. É neste sentido que as figuras são deformadasteatralmente, ressaltando-se os sentimentos através das formasexageradas, numa total predominância  dos valores emocionais.
  Como esta corrente artística tinha seus principais representantesjustamente na Alemanha no período que vai do início do século a 1930,vê-se que era difícil ao artista alemão escapar da influênciaexpressionista porque seu país esteve envolvido em várias disputasmilitares desde os tempos de Otto Von Bismarke na segunda metade doséculo 19, além da Primeira Guerra Mundial entre 1914 a 1918.
  O que mudou, entretanto, foi o surgimento de uma certa resistência aopredomínio militar proveniente de movimentos artísticos liberaissediados naquele país, os quais, aos poucos, foram mostrando oshorrores das guerras ao público através da arte. E uma das maiseficientes maneiras de fazer isso era justamente por meio doexpressionismo que superava os meios menos explícitos que haviam sidoutilizados, por exemplo, pelos dadaístas, cujo alcance aconteciasomente de modo restrito e muito mais dentro da própria classeartística.  
  Por outro lado, uma gravura pungente como a de Käthe Kollwitz, cujofilho morreu na guerra, era um flagrante perfeitamente compreendido dador e perda da mãe, a ser compartilhado com o público.
  Agora, voltando ao abstrato, vemos que Kandisnky de algum modo,absorveu este sentimento que enfatiza o aspecto emocional, pois eleviveu em Munique de 1896 a 1900, viajou pela Europa por seis anos eretornou àquela cidade em 1909, quando funda o movimento “Neue KünstlerVereinigung” ou “Associação dos Novos Artistas” que, após dois anos,ele julga muito conservador. Daí, ele funda o “Der Blaue Riter” eapresenta uma exposição – hoje histórica – do grupo na GaleriaThannhauser, em dezembro de 1911, da qual o compositor Arnold Schönbergtambém participava. Esta inclusão não é aleatória. Kandinsky já tinhadefendido a música relacionada à sua obra, destacando o que a arteteria de espiritual, por meio de uma parte interior que se manifestavano aspecto material das tintas e cores. Portanto, ele transformou oaspecto expressionista de sua obra intelectualizando a música na arte.Ver mais em: www.jokeartegallery.com