O Brasil de Bernie DeChant

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É inegável a hegemonia da imagem nos dias de hoje. E, nesta modalidade das artes visuais, a fotografia vem conquistando cada vez um espaço maior, proporcionando mil e uma maneiras de ver o mundo pelos olhos seletivos dos fotógrafos.  
    A exposição mais recente de fotos em Curitiba é a do americano Bernie DeChant, aberta até 07 de fevereiro de 2010, no Museu Oscar Niemeyer (R. Mal Hermes, 999 Informações: www.museuoscarniemeyer.org.br).
 Inédita no Brasil, a mostra é composta por 41 imagens e inaugura uma nova sala expositiva denominada Galeria Oscar Niemeyer, localizada no subsolo, no antigo espaço da Ação Educativa.

    Intitulada “Brasil, além Brasil”, a mostra apresenta o resultado de um olhar curioso do viajante estrangeiro no confronto com atitudes, usos e costumes do nosso país, além de registrar pessoas, paisagens e aspectos da arquitetura nacional. Excelente observador, Bernie DeChant também seleciona pormenores que aos nossos olhos passariam despercebidos, deles retirando fotografias cujo conteúdo exibe uma intensa brasilidade, haja vista que ele retrata cenas que somente aqui poderiam ser fotografadas. Assim, diversas características específicas de nosso país são ressaltadas em suas fotos.  
    Por outro lado, a seleção de imagens que o fotógrafo exibe contém um intenso apelo humano, ressaltando as próprias pessoas como indivíduos únicos que compartilham, além do território citadino, os seus sentimentos, alegrias, tristezas, frustrações, exatamente como na foto em PB que ilustra esta coluna.
Esta fotografia tirada em Hollywood, a capital do cinema, em 2007, é notável por duas particularidades que o fotógrafo alcançou: o absoluto anonimato e a total compreensão do íntimo do fotografado. Sem o rosto do indivíduo, DeChant se vale de pouquíssimos índices para descrever os possíveis sentimentos do fotografado, os quais, no entanto são claros para quem olha a fotografia. Primeiramente, o chapéu, a camiseta e os braços cobertos de pelos indicam ser um homem, musculoso, provavelmente um trabalhador braçal que freqüenta um café simples – não há nada de suntuoso neste ambiente que possa falar de luxos ou refinamentos. O próprio chapéu que denota uso prolongado e não é novo – na fôrma, como dizem – aponta para uma pessoa com pouco dinheiro e que desconhece ou pouco está ligando para as regras da etiqueta que fazem com que não se use chapéu dentro de ambientes fechados. Além disso, a postura abaixada da cabeça coberta pelo chapéu mostra um indivíduo abatido, depressivo ou mesmo sendo pressionado pelo peso de responsabilidades, deveres, ou talvez sem emprego e sem dinheiro para arcar com suas dívidas. Para esta leitura contribui a ausência de qualquer xícara ou prato ou até um mesmo um refrigerante em cima da mesa: ele não está comendo e nem bebendo.

    O uso de um primeiro plano, além de fechar a figura, nela centraliza toda a atenção. O foco, quase em close-up, restringe e centraliza o tema que, obviamente, é o retratado e oblitera as demais informações que permanecem fora de foco. Mas não tanto; bits informativos mostram o ambiente, com dois pequenos cartazes fixados em cantoneiras – um item fundamental nos antigos álbuns de fotografias – somados a uma pequena moldura – também relacionada à fotografia. Pode ser uma coincidência, mas são sugestivas.    
    Em outra mesa, há o que parece ser um homem e uma mulher conversando, de frente um para o outro. Na mesa deles há comida. Poder-se-ia ler que talvez não sejam questões financeiras que afligem aquele homem simples de camiseta. Seria um caso de amor? Intriga nossa mente a existência de um pequenino objeto, aparentemente metálico, que está na mesa, próximo ao seu cotovelo direito e indiscernível pela sombra. Seria dor de cotovelo o problema do homem?
A mostra tem o patrocínio da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e o apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Paraná e da Caixa.
Prorrogadas até 10 de julho as inscrições para a Mostra VentoSul: Vídeos de Artistas. Os selecionados serão exibidos, de 6 a 11 de outubro, na Cinemateca de Curitiba. O evento faz parte da 5ª Bienal VentoSul, mostra internacional de artes visuais que acontece em Curitiba de agosto a outubro deste ano. Informações: www.bienalventosul.com.br/videos