Bares, Botecos e Restaurantes

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Divulgação

Bons exemplos na cozinha
Responsabilidade com o mundo chega à cozinha. A Fundação Grupo Boticário criou o movimento Gastronomia Responsável, sob o comando do chefe de cozinha Celso Freire. A ideia central, colocada em prática desde o ano passado, é unir culinária e meio ambiente por meio de quatro princípios: utilização de ingredientes orgânicos, utilização de produtos regionais, não utilização de espécies ameaçadas ou quase ameaçadas de extinção e aproveitamento integral de alimentos. Vários restaurantes já aderiram ao projeto e criaram pratos levando em consideração pelo menos um dos quatro princípios indicados.
Entre as dicas para experimentar, estão o Sanduiche de Pão Integral Sete Grãos com Lingüiça Blumenau e Gorgonzola, no Paraguassu Grelhados; a Mousse de Mel e Gengibre com Dadinhos de Abóbora Doce, no Porcini Trattoria; o Pinhão Trufado, no Anarco; o Coelho ao Molho de Mostarda Chocolate e Ervas, no Oli Gastronomia; e no O Velho Oriente Kebaberia Restaurante, que recentemente aderiu à campanha, experimente a criação da chefe de cozinha Vaneska Berçani: Chich Barak – capeletti de carne no molho quente de coalhada -, o prato é composto por ingredientes orgânicos, produtos regionais e não leva em sua receita nenhuma espécie em extinção.
Vale dizer que todos os restaurantes destinam parte das vendas dos pratos a ações de conservação realizadas pela Fundação. Já ia me esquecendo, outra dica interessante, é que além de experimentar essas iguarias de consagrados chefes, o Gastronomia Responsável pode ser levado para a sua cozinha. Basta colocar seus princípios em prática. Acesse o site www.gastronomiaresponsavel.com.br , se intere, ponha mãos à obra e depois compartilhe sua receita lá no mesmo site. É um exemplo de como a sociedade mobilizada pela causa da conservação pode fortalecer ações efetivas de proteção à natureza.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Daniel Sorrentino

PIZZAS? NÃO…
As pizzas realmente parecem ter ficado em segundo plano na Pizza Hut. O lugar anda pegando forte em outras opções e elas são tão elaboradas quanto às pizzas. As apostas são saladas, pratos à base de massas como nhoque, penne e talharim. O menu chega a arriscar inclusive em pratos como o da foto: Wrap Chicken Philadelphia (tortilha de trigo recheada com filezinhos de frango em tiras, mussarela, parmesão, tomate em cubos, ervas finas e Cream Cheese Philadelphia). Tem ainda o Wrap Havaiano (alface americana, rúcula, abacaxi em cubinhos, mussarela, presunto, bacon e molho rosé). É só ir em uma das unidades.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Gui Klaime

NAPOLITANA REQUINTADA
Sai o tomate comum e entram tomates secos. Eles são cuidadosamente dispostos em fina massa com mussarela de búfala e manjericão fresco. A receita é da Baggio Pizzeria e Focacceria. Os clientes podem escolher ainda entre massa tradicional ou integral. A opção grande com 8 fatias custa no balcão R$ 39. Também pode ser pedida no delivery. ca no ParkShopping Barigui. Informações 41 3317 6768.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
por Paula Martins
[email protected]
ou fax (41)9991-0025