10 passeios para os dias frios e chuvosos em Curitiba

De museus a cafeterias aconchegantes, aqui vão dez sugestões de passeios para curtir Curitiba nesse outono

Redação Bem Paraná
TELARANHA

Livraria Telaranha (Foto: Franklin de Freitas)

Os dias frios e chuvosos em Curitiba não precisam ser sinônimo de tédio. Curitiba oferece diversas opções de passeios para quem quer aproveitar o clima gelado sem abrir mão de conforto, cultura e boa gastronomia. De museus a cafeterias aconchegantes, aqui vão dez sugestões de passeios para curtir Curitiba nesse outono.

1. Cafeterias charmosas para se aquecer

Curitiba é um prato cheio para quem ama passeios envolvendo café. Em dias frios, não faltam opções acolhedoras para tomar uma bebida quente e saborear um bom bolo. Cafés como o Lucca, o Rause e o Café do Viajante reúnem ambiente aconchegante, música boa e cardápios caprichados para quem quer escapar do frio. Além disso, a Livraria Telaranha reúne duas ótimas opções para o frio de Curitiba: café e livros.

2. Uma noite de cultura no Teatro Guaíra

O Teatro Guaíra é uma das referências culturais do Paraná e sempre tem uma programação que vale a pena conferir. Espetáculos de dança, teatro e música oferecem uma alternativa elegante e aquecida para os dias frios.

3. Visita ao Museu Oscar Niemeyer

O MON é um dos cartões-postais da cidade e uma ótima escolha para os dias nublados. Com seu acervo diversificado e exposições temporárias, é possível passar horas entre obras de arte sem se preocupar com a chuva do lado de fora.

4. Biblioteca Pública do Paraná

Uma boa leitura combina com frio, e a Biblioteca Pública é o lugar ideal para esse passeio em Curitiba. Localizada no centro da cidade, tem um acervo amplo, espaços de leitura e até exposições culturais. Perfeita para desacelerar.

5. Almoço em restaurantes tradicionais

O friozinho é um convite para pratos quentes e acolhedores. Restaurantes como o Barolo Trattoria, o Velho Madalosso e o Dom Antonio oferecem opções fartas e saborosas em ambientes que aquecem corpo e alma.

6. Degustação de vinhos em empórios

Empórios especializados em vinhos e queijos, como o Vino! Batel e o Mercatu Vinhos, são perfeitos para um programa mais intimista. Alguns oferecem degustações no local, enquanto outros são ideais para montar uma tábua e levar para casa.

7. Sessão de cinema nos cinemas de rua

O Cine Passeio e o Cine Guarani são exemplos de como Curitiba valoriza a cultura cinematográfica, que tal esse passeio com filmes? Com programação diversificada e ambientes acolhedores, são ótimos para um programa de fim de tarde com cara de nostalgia.

8. Oficinas e cursos criativos

O frio pode ser uma ótima desculpa para aprender algo novo. Espaços como o Solar do Rosário e a Casa Hoffmann oferecem oficinas de arte, escrita e outras atividades culturais que aquecem a mente e o coração.

9. Spas urbanos para relaxar

Nada como se cuidar nos dias frios. Spas como o Gaya Bem-Estar e o Mea Vida oferecem massagens, banhos relaxantes e ambientes silenciosos para quem quer sair da rotina e se aquecer de um jeito diferente.

10. Passeios por lojinhas e sebos

Os sebos da região central e as lojinhas da Galeria A La Garçonne ou do Mercado Municipal são boas pedidas para quem quer bater perna sem enfrentar o mau tempo. Entre achados literários e objetos vintage, é possível se perder por horas.