2149091410
Beber chá ajuda a ameniza as crises provocadas por rinite. (Foto: Freepik)

Talvez você associe a primavera com a ocorrência das alergias respiratórias como a rinite alérgica, mas é no verão que os sintomas como coriza, coceira e dificuldade para sentir cheiros podem se manifestar com mais intensidade. Isso ocorre porque, nesta época, o ar seco do ar condicionado, as mudanças de temperatura e a chegada a lugares como as casas de praia, que ficaram fechadas por muito tempo, com alta concentração de ácaros, favorecem os espirros e a sensação de desconforto.


LEIA MAIS

Guia para unhas saudáveis: conheça os hábitos essenciais

O impacto científico dos sonhos no bem-estar


5 dicas para aliviar a rinite alérgica

  1. Realize a lavagem nasal: A lavagem nasal umidifica a mucosa, reduzindo o espessamento do muco e da secreção e facilitando a remoção de vírus, bactérias e agentes causadores de alergias e infecções respiratórias. Ela deve ser realizada com uma seringa de pelo menos 10 ml e soro fisiológico em temperatura normal ou morna (nunca gelada).
  2. Tome água para manter o corpo hidratado: O consumo adequado de água ajuda as mucosas dos pulmões e das vias aéreas superiores a funcionarem melhor, o que é crucial durante crises de rinite alérgica ou para evitar que elas ocorram.
  3. Utilize um nebulizador: O nebulizador é um utensílio interessante para aliviar os sintomas da rinite alérgica, ajudando a umidificar as secreções localizadas nas vias aéreas e proporcionando alívio da congestão nasal.
  4. Faça inalação com chás: Inalações caseiras com chás como o de eucalipto e tomilho podem diminuir a inflamação das mucosas e amenizar os sintomas comuns da rinite alérgica, proporcionando alívio temporário.
  5. Beba infusões que amenizam as crises: Chás de tomilho, hortelã-pimenta e a mistura de gengibre e alho possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a combater os sintomas da rinite alérgica.