
O Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva, segundo o último levantamento do IBGE. Para essa população, situações simples do dia a dia, como pedir informação ou ser atendido em um comércio, ainda podem se tornar barreiras de autonomia. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é, para grande parte dessa comunidade, a forma mais eficaz de interação e expressão.
Reforçando a importância social de difundir o aprendizado da Libras, a professora Isabela Jordão, surda oralizada, especialista em ensino de Libras e inglês e responsável pelo curso gratuito da plataforma Kultivi, lista cinco razões para estudar a língua:
1. Comunicar-se com mais pessoas
A comunicação é base das relações sociais. Aprender Libras amplia a inclusão, permitindo que surdos e ouvintes tenham oportunidades menos desiguais de acesso à informação.
“Além de acabar com o audismo, ou seja, possibilitar que pessoas com menor ou nenhuma capacidade auditiva sejam compreendidas sem depender da fala”, destaca Isabela Jordão.
2. Novas oportunidades de emprego
Quem se forma em Letras-Libras pode atuar como tradutor/intérprete (TILS) ou professor. A demanda é crescente, principalmente em instituições de ensino, que por lei devem garantir acessibilidade.
3. Destaque profissional
No mercado de trabalho, profissionais com habilidades interpessoais e de inclusão ganham relevância.
“O conhecimento em Libras pode dar destaque ao currículo, principalmente em áreas como atendimento, RH, educação, saúde, assistência social e jurídica”, explica a especialista.
4. Diferencial competitivo
Para empreendedores e prestadores de serviço, comunicar-se em Libras é um diferencial que pode fidelizar clientes.
“Se você possui uma loja ou restaurante e sabe Libras, enquanto seus concorrentes não, será a única opção acessível para esse público”, reforça Isabela.
5. Ampliar formas de comunicação no cotidiano
Além da inclusão, a Libras traz benefícios práticos e divertidos: é possível conversar no cinema, em locais barulhentos, debaixo d’água ou mesmo quando a boca está ocupada.
Como aprender Libras gratuitamente
A plataforma Kultivi (www.kultivi.com.br) oferece um curso de Libras totalmente online e gratuito, voltado a surdos e ouvintes. O conteúdo inclui 60 aulas em vídeo, certificado de conclusão e e-book de acompanhamento.
O curso, ministrado por Isabela Jordão, aborda:
- definição e alfabeto;
- vocabulário para diferentes situações;
- sinais gramaticais e verbos;
- expressões faciais;
- variações regionais;
- formas adequadas de se referir à comunidade surda;
- dicas de convivência e inclusão.