54% dos brasileiros já sofreram tentativas de fraudes via SMS; veja dicas para se proteger

Assessoria
celular mulheres no campo

Foto: IDR-PR

O smishing, uma forma de fraude que usa mensagens de texto para enganar as vítimas e roubar dados pessoais ou clicar em links maliciosos, está em ascensão no Brasil. Com a tendência visível de dispositivos móveis sendo usados para transações digitais, os cibercriminosos podem explorar as potenciais vulnerabilidades para espalhar malware, acessar informações confidenciais e cometer fraudes financeiras. De acordo com uma pesquisa recente da Norton, marca de segurança cibernética da Gen™ (NASDAQ: GEN), 32% dos brasileiros sofreram uma tentativa de golpe este ano, com 54% dessas tentativas ocorrendo via SMS. Nesse contexto, a Norton enfatiza a importância da educação digital e da proteção contra golpes no mundo digital. 

“O Smishing é uma combinação dos termos ‘phishing’ e ‘SMS’ (Short Messaging Service) e refere-se a ataques realizados por meio de mensagens de texto fraudulentas. Diferentemente do phishing tradicional, que ocorre por e-mail, o smishing explora a credibilidade de serviços conhecidos para enganar as pessoas e fazê-las compartilhar informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e credenciais bancárias. Essas fraudes podem resultar em roubo de identidade, perdas financeiras e instalação de malware nos dispositivos das vítimas”, diz Iskander Sanchez-Rola, Diretor de Inovação da Norton. 

Golpes comuns de smishing 

Existem vários tipos de golpes de smishing e aqui estão alguns mais comuns: 

Algumas práticas de segurança digital que podem ajudar a reduzir os riscos de fraude: 

O impacto dos golpes para os brasileiros 

No Brasil, quatro em cada dez brasileiros (43%) que foram alvos de fraude acabaram se tornando vítimas. Destes (43%) consumidores, 77% das vítimas sofreram perdas financeiras. O prejuízo médio relatado foi de R$ 1.211,46, com alguns casos chegando a R$ 40.000,00. Da mesma forma, além das perdas financeiras, 33% das vítimas tiveram os seus dados pessoais comprometidos. 

A pesquisa da Norton também aponta os principais golpes sofridos pelas pessoas (43%), que foram vítimas de golpes. São eles: 

Metodologia 

O estudo foi conduzido online no Brasil pela Dynata em nome da Gen, de 5 a 19 de dezembro de 2024, entre 1.002 adultos com 18 anos ou mais. 

Sobre a Norton 

Norton é líder em cibersegurança e faz parte da Gen™ (NASDAQ: GEN), uma empresa global comprometida em promover a liberdade digital por meio de um portfólio de marcas confiáveis pelos consumidores. A Norton protege milhões de indivíduos e famílias com soluções premiadas para segurança de dispositivos, privacidade online e proteção de identidade. Seus produtos e serviços são certificados por organizações independentes de testes, como AV-TEST, AV Comparatives e SE Labs. Além disso, a Norton é membro fundador da Anti-Stalkerware Coalition. Para saber mais, visite Norton.com.