Subir escadas, caminhar e até mesmo uma atividade simples como pentear os cabelos se tornam grandes desafios para pacientes com Hipertensão Pulmonar (HP). No dia 1 de outubro, o Team PHenomenal Hope, equipe de atletas voluntários que percorre o Brasil para conscientizar sobre a doença, participa do Circuito das Estações, que acontece em Curitiba (PR). Iniciativa da ABRAF (Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Pulmonar), na nona prova da temporada de 2017, a equipe contará com a participação dos atletas voluntários Flávia Lima e Thiago Cerqueira.

A missão do Team é usar o esporte para promover e alertar a população sobre a grave doença Hipertensão Pulmonar (HP), que afeta cerca de 60 mil pessoas no Brasil e 25 milhões de pessoas em todo o mundo. Neste ano, a equipe está promovendo a ação “Perco o Fôlego por Você”, na qual os atletas vão representar diversos portadores da doença, vestindo um “número de peito” com a foto de um paciente em cada corrida. Além disso, o foco do trabalho da Associação está na revisão do Protocolo Federal, que proíbe a terapia combinada, trazendo risco de vida para os pacientes que precisam dos medicamentos.

O Team PHenomenal Hope foi criado no ano passado pela presidente da ABRAF, Paula Menezes, que se juntou à luta contra a HP após perder sua mãe para a doença. Desde a sua perda, Paula vem lutando para apoiar, conscientizar a população e garantir o tratamento adequado para os pacientes. Além de todo o trabalho junto a Associação, a presidente também liderou o quarteto do Team no ano passado, que teve como prova final uma ultramaratona, a Travessia Bertioga-Maresias. “Quando pensava em desistir, em uma prova que foi um dos maiores desafios que já enfrentei, devido as dores, mal-estar e cansaço, eu me lembrava da minha mãe, sempre guerreira, dizendo que ia vencer a Hipertensão Pulmonar, pois ela era muito maior que o pulmão. Imaginava o que ela sentiria ao me ver cruzando a linha de chegada e isso me fez ir até o fim”, conta Paula sobre o grande desafio que foi completar 75Km.

Conheça os atletas voluntários que participam da prova em Curitiba:

Flavia Lima – Jornalista, voluntária da ABRAF e uma das líderes do Grupo de Apoio de Hipertensão Pulmonar de Brasília. Flavia perdeu sua irmã para a HP em 2013 e ao conhecer o projeto ficou tocada e se uniu a causa, agora também nas corridas pelos pacientes.

Thiago Cerqueira – Conheceu a doença por meio de uma grande amiga que foi diagnosticada com HP e desde então passou a pesquisar, foi quando conheceu o Team. Antes Thiago corria somente em prol da sua saúde, mas ele viu na modalidade a grande oportunidade de ajudar os pacientes.

 

Serviço:

Circuito das Estações

Data: 1 de outubro

Horário: 7h

Local: Jockey Club do Paraná – Curitiba/PR