O nome talvez não tenha significado para o leitor. Mas é conhecido por milhões de indianos, muito mais famoso do que o de Tom Cruise ou Julia Roberts. Ash nasceu em 1973 em Manglore, Índia, fazendo parte de uma família bem posta na vida. Seu pai é oficial da marinha mercante, sua mãe professora.

Boa aluna, a jovem estudou dança clássica e canto, falando inglês, hindi, kannara, tamoul. Começou a estudar arquitetura, enquanto participava de desfiles de moda. Bonita, olhos verdes azulados, pele clara, fez sucesso como modelo em propagandas da Pepsi, foi capa de revistas, até ser eleita em 1994 Miss Mundo.

Superstar na Índia, depois de duas dezenas de filmes fez o suntuoso Devdas que em 2002 foi o primeiro filme de “Bolywood” selecionado oficialmente para participar do Festival de Cannes. Subiu as escadas cobertas de tapete vermelho como embaixatriz da L’Oreal.

No ano seguinte, foi a primeira atriz indiana membro do júri do festival, caminho para o remake do americano Chaos com Meryl Streep e Singularity, de Roland Joffé, o mesmo realizador de Mission. (DRF)