Bem Estar Saúde

Alimentação equilibrada e saudável no verão

Aline Veroneze de Mello Cesar

Freepik

Aqui, no Hemisfério Sul, o verão começou no dia 21 de dezembro, pertinho do Natal, sendo uma época em que muitas pessoas também possuem o costume de viajar.

É uma estação com temperaturas mais elevadas e, pensando em alimentação, refeições muito quentes podem aumentar não somente a sensação de calor, mas a própria temperatura do nosso corpo. Também é preocupação as refeições pesadas que podem causar uma sobrecarga do corpo e as condições higiênico-sanitárias dos alimentos que, quando inadequadas, podem ocasionar doenças. Pensando nisso, preparei algumas dicas especiais para este verão:

  1. Consuma alimentos mais “leves” e refrescantes:
  1. A hidratação é super importante!
  1. Atenção ao local de consumo, preparo e armazenamento do alimento!
  1. Evite as refeições pesadas!

Como é o caso de porções de carnes gordurosas ou empanadas, embutidos (linguiça e salsicha, por exemplo) e de frituras. Optar, então, pelas carnes mais magras (como o frango, filé mignon, alcatra) e peixes (atum, salmão e sardinha) e as seguintes formas de preparo: assado, cozido ou grelhado.

  1. E se não quero abrir mão da sopa?

Existem as sopas frias, que são consumidas sem a necessidade de aquecimento. Já ouviu falar em Vichyssoise e Gazpacho? Vichyssoise é uma sopa de origem francesa com alho-poró, cebola, batata, nata e caldo de galinha, aromatizada com bouquet garni (ervas aromáticas). Já o Gazpacho é uma sopa de origem espanhola com tomate, pepino e pimentão.

Com essas dicas, vamos aproveitar o verão?

*Aline Veroneze de Mello Cesar é nutricionista, mestre e doutora em Ciências. Atua como docente do curso de Nutrição no Centro Universitário Internacional Uninter.