34399
Aveia faz parte do grupo de alimentos que ajuda a combater o colesterol ruim e melhoram a saúde do coração. (Foto: Frepik)

Manter a saúde do corpo é essencial para uma vida de qualidade, mas uma má alimentação pode causar sérias consequências, incluindo o aumento do colesterol ruim (LDL). Uma dieta rica em gorduras saturadas, trans, carboidratos simples e pobre em fibras pode favorecer o aumento do colesterol. Para evitar esse problema, apresentamos 10 alimentos que ajudam a combater o colesterol ruim e promovem a saúde do corpo.


LEIA MAIS

Menopausa: sintomas, causas e tratamentos

Conheça 15 alimentos ricos em vitamina C


Linhaça

A linhaça possui fibras, vitaminas e ômega 3, regulando os níveis de LDL e aumentando o HDL. Estudos mostram benefícios em diabetes, lúpus e doenças cardiovasculares.

Aveia

A aveia é rica em fibras solúveis que impedem a absorção do colesterol LDL. Seu consumo diário pode ser feito em frutas e iogurtes, controlando colesterol e diabetes.

Oleaginosas

Nozes, amêndoas e castanhas, entre outras oleaginosas, são ricas em gorduras saudáveis e fibras solúveis que diminuem a absorção de colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares.

Soja

A soja, rica em proteína vegetal e isoflavonas, diminui a ingestão de gorduras saturadas e melhora o perfil lipídico, reduzindo os níveis de colesterol ruim.

Azeite de oliva

O azeite de oliva, consumido em até duas colheres de sopa diárias, aumenta o colesterol HDL e diminui o LDL, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.

Maçã

As maçãs, ricas em antioxidantes, reduzem a oxidação do LDL no organismo, evitando a formação de gordura nas artérias. São ideais para manter níveis de colesterol saudáveis.

Laranja

A laranja contém antioxidantes que reduzem a oxidação do LDL. É uma excelente fonte de hidratação e essencial para a saúde cardiovascular.

Abacate

O abacate, rico em gorduras monoinsaturadas e fitosteróis, reduz os níveis de triglicérides e LDL, melhorando o perfil lipídico e competindo com a absorção de colesterol no intestino.

Chocolate

O chocolate, quando consumido moderadamente, contém flavonoides e antioxidantes que reduzem a formação de placas de gordura e melhoram a saúde do coração.

Peixes

Os peixes são ricos em ômega 3, que reduzem os triglicerídeos e aumentam o colesterol HDL, beneficiando a saúde do coração e ajudando a manter uma dieta equilibrada.