Filmes e novelas costumam incrementar a venda de pacotes turísticos para as cidades de locação. O impacto do filme é muito forte, mas acontece de uma vez só, uma única dose.
Já na novela, a dose é quase diária, com cenas de lugares paradisíacos ou exóticos, que atingem mentes e corações porque junto com as imagens há todo um envolvimento emocional.
Então, corra até a locadora, escolha seu filme e veja ou reveja o trabalho de grandes cineastas, a atuação de seu galã predileto, a beleza e elegância da atriz em um ambiente que você sonha em conhecer. Muitas viagens começam assim.
TUDO SOBRE MINHA MÃE
O filme é de Pedro Almodóvar e a Espanha é mostrada em duas de suas principais cidades: Madri e Barcelona. O olhar é o de uma mãe solteira que procura o pai de seu filho. Claro que uma das grandes atrações de Barcelona é a Praça da Catalunha, centro de onde partem as principais avenidas, o comércio mais requintado, os melhores hotéis. Mas Almodóvar leva o espectador a conhecer a marginalidade da comunidade de travestis da capital da Catalunha. Cecilia Roth e Marisa Paredes foram as principais responsáveis pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1999. E fique na certeza – tanto Madri como Barcelona merecem a viagem.
DIÁRIOS DE CHE GUEVARA
O filme de 2004 inicia em Buenos Aires e é um exemplo do road movie, mostrando o percurso que Ernesto Guevara e seu amigo Alberto Granado fizeram em 1954. Os caminhos atravessam paisagens encantadoras e o filme passa por várias estações, enquanto os personagens principais transpõem fronteiras da Argentina, Chile, Peru. O filme foi realizado por Walter Sales, tendo Gael Garcia Bernal e Rodrigo de la Serna nos papéis de Che e Granado. Uma aventura cinematográfica pela América do Sul, adaptação do diário escrito pelo próprio Guevara.
Fotos: Dayse Regina Ferreira
Pentes da espanhola fazem a decoração do Gastrotapas da moda, em Madri
O AMOR É UM LUGAR ESTRANHO
Tendo como cenário o Japão, o filme realizado por Sofia Coppola em 2003, tem como tema a história de uma ator de sucesso, interpretado por Bill Murray, e uma jovem recém-casada (Scarlett Johansson), que têm um encontro improvável nos interiores do hotel Park Hyatt Tokyo. É nas ruas de Tóquio que a relação se amplia, toma sentidos inesperados, e confirma a dificuldade em entender um sentimento tão desconhecido como a cultura e o lugar onde tudo acontece.
BUENA VISTA SOCIAL CLUB
É Cuba na sua essência. Buena Vista Social Club é toda uma cultura traduzida em música e muito de inocência de personagens que nem existem mais. Tudo começou com a gravação de um disco de Ry Cooder, que sonhava em reunir alguns dos nomes mais famosos da música de uma Cuba do passado. O sucesso foi grande, o prêmio Grammy foi mais do que merecido e o filme foi consequência. Realizado por Wim Wenders em 1999, o mundo aplaudiu a geração dourada de músicos, permitindo que o espectador fizesse uma viagem pela Havana real e atual que, mesmo decadente, nunca perdeu seus muitos encantos.
A Itália sempre foi cenário para tudo. Inclusive filmes. Inspire-se em São Francisco de Assis
O CARTEIRO
A Itália romântica é mostrada pelo carteiro de Pablo Neruda, que estava em exílio em uma ilha do Sul da Itália. O poeta está instalado em uma casa com vista para o mar e descobre na figura do carteiro um interlocutor diário, tentando desvendar os meandros da poesia e tornando-se um admirador fiel de Neruda. O filme foi rodado nas ilhas de Pollara, Salina e Procida, realizado por Michael Radford em 1994. Toda a magia local, toda a beleza da mulher italiana, toda a poesia de Neruda, toda a inocência e fragilidade do carteiro enamorado, ganham força com o poder das metáforas. Um cult, uma beleza, um destino de viagem
O PIANO
Nova Zelândia foi o país escolhido por Jane Campion em 1993, para o belo filme O Piano. Rodado na região de Auckland, protagonizado por Holly Hunter, o filme conta a história de uma mulher muda, pianista, que abandona a Escócia natal para viver a aventura de casar com um desconhecido de sangue aborígene (Harvey Keitel) e ter que se adaptar a outras paisagens, outros códigos de comportamento, outra vida diferente.
Os Jerônimos , em Lisboa, valem a viagem. Ou o filme
O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE
Audrey Tautou, romântica, doce, ganhou notoriedade no filme que a fez conhecida no mundo todo. Ir – ou regressar – a Paris, andar pelas ruas de Montmartre, bairro onde foi rodado o filme de Jean Pierre Jeunet em 2000, foi a vontade de todos os que assistiram ao filme e se encantaram com o rosto jovem de Audrey e a beleza eterna da Cidade Luz.
ANTES DO AMANHECER
Richard Linklater realizou o filme em 1995, e acertou em cheio a emoção dos espectadores mais velhos. Referências emblemáticas, o romantismo de Viena, fizeram da capital austríaca o cenário perfeito para o encontro entre um rapaz americano (Ethan Hawke) e uma jovem francesa (Julie Delpy). Um desvio da viagem faz com que ambos tenham que ficar por 14 horas em Viena, tempo suficiente para transformar uma aventura inocente em uma história de amor, que só mais tarde teria sequência, nas ruas de Paris, no Antes do Anoitecer, de 2004.
Lisboa antiga, como a Sicília (Itália) é sempre fotogênica
O TIGRE E O DRAGÃO
É nas deslumbrantes paisagens da zona oeste da China, durante a dinastia Ming, que se desenrola a história com ares de fábula, protagonizada por Yun-Fat Chow e Michelle Yeoh , realizada por Ang Lee em 2000. Coreografias de artes marciais enchem a tela de beleza, misturadas com cenários de templos antigos, mosteiros taoístas, montanhas wundan e florestas de bambu.
ONDAS DA PAIXÃO
O filme de Lars Von Trier de 1996, tira partido do encanto agreste, quase intocado, das terras altas da Escócia, tendo como cenário uma aldeia de campos verdes e gente de idéias conservadoras. Bess (Emily Watson) é mulher apaixonada pelo marido Jan (Stellan Skarsgaard), disposta a tudo para conservar, proteger e alimentar um estranho amor.
PORTUGAL
Portugal já foi muitas vezes escala obrigatória da indústria cinematográfica internacional, palco de produções de luxo e bons elencos. Cenas de A Casa da Rússia, de 1990, realizado por Fred Schepisi, com Michelle Pfeiffer e Sean Connery, foram filmadas em Lisboa.
Notre Dame, principal atração de Paris, já foi cenário até de musical
Em 1992 Cyril Collard escolheu Lisboa e o Cabo Espichel para o seu Noites Bravas. No mesmo ano, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Sobral de Monte Agraço e Estremoz foram cenário de Belle Epoque de Fernando Trueba, com Penélope Cruz. A Casa dos Espíritos, de 1993, assinado por Bille August, foi filmado entre o Alentejo e Lisboa, tendo Meryl Streep, Glen Close e Jeremy Irons como protagonistas. Wim Wenders rodou Lisbon Story em 1994 e em 1999 Roman Polanski escolheu as paisagens de Sintra para A Nona Porta, com Johnny Deep. Cameron Dias protagonizou The Invisible Circus de Adam Brooks em 2002, com Sintra e Cabo Espichel no cenário. Um Portugal bom de se conhecer e que ainda tem muito mais a oferecer.
ANTES DE IR
Sempre é tempo para pensar em emergências, que ninguém espera nem quer, mas que podem acontecer: uma gripe forte no Rio de Janeiro, um ataque cardíaco na África, a perda de um passaporte na Jordânia, uma doença tropical na Tailândia. O tempo para pensar nessas coisas é agora, antes de embarcar.
A advertência é de todos os agentes de viagens, operadoras, empresas de seguro viagem.É indispensável ter um serviço de assistência para perda de bagagem ou doença inesperada, quebra de um dente ou queda no chuveiro do hotel. Tudo pode acontecer de uma hora para outra, é bom estar prevenido. Quem viaja para o exterior precisa minimizar os riscos e o primeiro passo é procurar seu médico com antecedência, rever remédios, controlar exames periódicos.
– Leve sempre seus remédios e a receita original de seu médico, etiquete os medicamentos para facilitar o processo de passagem pela alfândega.
– Evite água da torneira, cubos de gelo nas bebidas, lacticínios artesanais e leite regional, comidas cruas ou mal cozidas em muitos países são produtos que podem causar diarreias e outras doenças mais difíceis de tratar. Só beba líquidos em garrafas de origem.
-Revalide vacinas e imunizações contra doenças que são comuns em alguns países e verifique a possibilidade de tratamento, em alguma necessidade.
– Faça cópias de seus bilhetes aéreos ou de navio e trem, do itinerário de viagem, do passaporte. Deixe uma cópia em casa e leve outra em uma peça separada da bagagem, no caso do original ser perdido ou roubado.
– Viaje com acompanhante ou em grupos, especialmente à noite, quando estiver em área pouco familiar. A maioria dos crimes acontecem com estrangeiros.
– Não seja um alvo chamativo. Desista da roupas chamativas, jóias caras, carregue pouco dinheiro e leve seus valores, inclusive cartão de crédito, junto ao corpo.
– Os sistemas de assistência viagem funcionam 24 horas ininterruptamente para orientar serviços médicos, pessoais, de viagem, problemas legais e segurança.