Bem Estar

Após evento na Praça do Japão, mais ações vão lembrar prevenção ao câncer de mama

Lycio Vellozo Ribas
06outubrorosa

Ação do Outubro Rosa na Praça do Japão, em Curitiba (foto: divulgação / assessoria de imprensa)

O exercício físico é uma das recomendações para a prevenção do câncer de mama, tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 73 mil novos casos por ano no país. Apesar da alta incidência, quando diagnosticado precocemente, as chances de tratamento bem-sucedido superam 90%. E para dar início ao Outubro Rosa, o Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) deixou a Praça do Japão rosa no último sábado, 4 de outubro. E esse foi apenas a primeira de várias ações programadas para este mês de outubro.

No último sábado, a Praça do Japão ficou repleta de balões rosas para receber uma aula de ritmos latinos e alongamento em parceria com a academia WePlay. “Foi uma alegria participar dessa ação e ver tantas pessoas engajadas no Outubro Rosa. Estimamos que uma em cada oito mulheres receberá o diagnóstico de câncer de mama em algum momento da vida, por isso o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura e permitir tratamentos menos tóxicos”, afirmou o Dr. Luís Felipe Matiusso de Souza, oncologista clínico e responsável técnico do IOP.

Autoconhecimento

Para o médico, o autoconhecimento e os exames de rastreio são fundamentais nessa jornada. “Também reforçamos a importância da atividade física regular, que pode reduzir em até 40% o risco da doença. A parceria entre o IOP e a WePlay mostrou como a informação e o movimento podem caminhar juntos pela saúde e pela prevenção”, disse ele.

“Essa parceria teve um significado muito importante pra mim. Passei pelo tratamento de câncer de mama no IOP e tenho um carinho enorme por toda a equipe, pelos médicos e profissionais que me acompanharam com tanto cuidado. O aulão do Outubro Rosa reforçou a importância da atividade física antes, durante e depois do tratamento oncológico, além de promover informação e acolhimento. O IOP esteve presente com uma equipe incrível, levando orientações e conscientização sobre o diagnóstico precoce, que salva vidas”, contou Márcia Massan, da WePlay Batel.

Próximas atividades:

O IOP se une ao Yoga no Parque para levar consciência, autocuidado e bem-estar. Dia 11, no Barigui e Botânico. Dia 12 nas Ruínas de São Francisco. E dias 18 e 25, no Barigui e Botânico. Sábados às 9h30 e domingos, às 9h.

No dia 14 de outubro, pacientes do IOP serão convidadas a entrar em campo com os jogadores do Athletico Paranaense.

E no dia 26 de outubro, a Caminhada IOP terá um percurso de aproximadamente 3 km, saindo da unidade da Mateus Leme até a Pedreira Paulo Leminski, reunindo pacientes, colaboradores, médicos e a comunidade em uma atividade física para fechar o mês do Outubro Rosa.