Quem está em busca de sol, areia e ondas vai ter de se afastar um pouco do centro histórico de Paraty. A área urbana é recheada de atrações culturais, mas tem poucas opções de praias no continente. A mais conhecida é a do Jabaquara, que está longe de ser a mais bonita. Se quiser um visual incrível, corra para Trindade, distrito da cidade colonial que fica a apenas 30 quilômetros do centro. Para chegar lá, basta seguir pela Rodovia Rio-Santos até a altura do km 268, ou pegar um ônibus urbano no terminal rodoviário de Paraty. Há saídas a partir das 5h20 e a viagem é bem tranqüila.
Trindade foi descoberta primeiro pelos hippies, na década de 1970 – e ainda tem fama de ser ponto de encontro dessa tribo, apesar de ser freqüentada atualmente por todo tipo de turista. Na época, chegar até as praias era uma verdadeira aventura: era preciso descer uma sinuosa estrada de terra apelidada de “Deus me Livre”. Hoje, a via está asfaltada e exige apenas atenção ao dirigir nas curvas.
Trindade fica na Área de Proteção Ambiental (APA) do Cairuçu – em boa parte do seu território ainda é proibido construir casas ou acampar. Por isso, as praias são bem preservadas. A vila está mais desenvolvida, mas ainda mantém o estilo caiçara. Há muitas opções de restaurantes simples.
Diferenças
A Praia Brava surge no meio da mata, logo na chegada a Trindade. O mar não é dos mais calmos e justifica o nome da área. As ondas atraem surfistas ao local, que também é perfeito para quem gosta de praias desertas. Para chegar à faixa de areia há uma pequena trilha.
A Cepilho é a próxima praia, poucos metros adiante. O mar revolto também atrai surfistas, mas o local já não é tão deserto: há alguns quiosques e locais para camping. Por lá, é mais fácil encontrar informações a respeito de outros pontos interessantes da região – há placas indicativas, além da possibilidade de pedir informações aos comerciantes. Se você não curte ondas, siga em frente. Naquela parte da costa, não é recomendável entrar na água sem saber nadar muito bem.
A Praia de Fora, também conhecida como Praia do Rancho, é uma das mais conhecidas e movimentadas de Trindade. A maioria dos quiosques e pousadas fica nesse trecho. O local é ideal para tomar um banho de sol e descansar à beira-mar. Atrás da orla, na vila, rola o movimento da cidade, principalmente à noite, quando barzinhos descontraídos animam os turistas com muito reggae.
No fim dessa enseada começa a trilha para um dos pontos mais procurados de Trindade: o Cachadaço. Para chegar até o local é preciso fazer uma caminhada leve, de cerca de meia hora. O percurso ainda passa pela Praia do Meio, uma das mais desertas e bonitas do distrito. Ninguém mora na área – é proibido acampar ou erguer qualquer construção, inclusive casas.
Quando a trilha termina, o Cachadaço surge, meio tímido, no meio da mata. Um pequeno espaço com areia separa as pedras do mar. O melhor horário para ir até lá é durante a tarde, quando a água fica mais quente. Quem não quiser fazer o caminho de volta andando, pode retornar à Praia de Fora de barco. Pescadores cobram R$ 5 para transportar os turistas.