
Chega o verão, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) lembra sobre a utilização de bandeiras que são colocadas em locais estratégicos para indicar as condições de banho no dia, seja no Litoral do Estado, seja em balneários em rios.
A bandeira dividida em duas cores (vermelha e amarela) representa as áreas com monitoramentos de salva-vidas, que demarcam os lugares mais apropriados para a população.
A bandeira preta indica áreas sem postos de guarda-vidas e a bandeira duplo vermelha para apontar espaços interditados devido às chuvas muito fortes, incidência de raios, entre outros fatores de risco à segurança.
Além disso, existe também a bandeira verde que significa área segura, própria para os banhistas e nadadores; a amarela, que indica atenção, área que está liberada para banho, mas que exige um maior cuidado; e a vermelha, que aponta perigo, área inapropriada para nadar, geralmente colocada na frente de lugares impróprios para a população, com buracos ou correntes de retorno.
Significado das bandeiras
- Vermelho sobre amarelo (com estas duas cores na mesma bandeira), sinalizam a área protegida por guarda-vidas
- Verde significa que naquele ponto as condições para banho são boas e o risco de incidentes é mínimo
- Amarela indica que o local possui fatores de risco ao banhista, como ondas mais fortes, correntes e outras condições que podem ocasionar acidentes
- Vermelha sinaliza o local onde não é adequado para banho, ou seja, possui alto risco de afogamentos
- Preta é colocada em locais que orientam a população de que naquela área não há um Posto de Guarda-Vidas permanente
- Duplo vermelha é utilizada em situações de extrema necessidade e significa que a praia está interditada devido a fatores de segurança como chuva forte, ressaca, raios, entre outras situações
O Litoral do Estado terá um aumento de 5% no número de postos de guarda-vidas ativos nesta temporada do Verão Maior Paraná. Alguns dos principais pontos utilizados pelos banhistas já contam com monitoramento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) desde setembro e, desde 14 de dezembro, o efetivo integral atuará na região distribuído em 100 locais de banho, além das ações de monitoramento itinerantes.