Pousada, no Brasil, quer dizer uma casa, uma fazenda, abertas ao passageiro que pretenda conhecer um pouco da vida rústica no campo ou na praia. É tudo simples, descontraído, com o colorido do artesanato local e  os sabores da culinária regional.

Veja a galeria de fotos.

Pousada, em Portugal, é um máximo de requinte, história, arte, beleza. Instaladas em prédio históricos, mosteiros, castelos, as Pousadas de Portugal estão espalhadas por todo o país, oferecendo conforto da vida moderna em ambientes medievais. Entre palácios, fortes e construções religiosas, as Pousadas portuguesas são prédios restaurados em suas minúcias, preservando tradições, sem esquecer as mordomias que os turistas de hoje já se acostumaram. Palácios entre montanhas cobertas de neve, conventos cercados por muralhas do século XV, terraços ‘a beira de rios que cortam as cidades do coração de Portugal é o que está ‘a espera do visitante mais avisado. De norte ao sul de Portugal, dentro de construções históricas ou em prédios construídos especificamente para abrigarem turistas, as Pousadas estão sempre próximas de cenários de sonho. Cada Pousada tem sua história e suas tradições, o que torna uma viagem sempre mais completa e agradável. Para se ter uma idéia do que seja uma Pousada em Portugal, é preciso conhecer, no Brasil, o Convento do Carmo, de Salvador (Bahia). Na cidade única, de povo mestiço e alegre, da música e dos ritmos envolventes, Salvador sempre foi conhecida pelo Pelourinho. Lá onde está o Convento do Carmo, membro da rede Pousadas de Portugal, que começou a ser construído em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas. Ao longo dos séculos, foi cenário de grandes acontecimentos da história e hoje é o primeiro hotel histórico de luxo de nosso país. Mobiliário de época, obras de arte ajudam a garantir o clima de sofisticação dos 79 apartamentos e suítes. Embora lembrando o passado, cada apartamento tem TV LCD, menu de travesseiros, enxoval de algodão egípcio, atendimento personalizado. A piscina não é grande, mas está rodeada de gazebos em meio a um jardim, o que garante bons momentos para todos. E um Spa completa o bem estar, com massagens, sauna e jacuzzi. A alta gastronomia portuguesa espalha aromas e sabores no Restaurante Conventual e a Capela do Noviciado é a sala mais espetacular, para uma reunião em ocasiões especiais. Se a Sacristia encanta pelos trabalhos em madeira coberta de ouro, os quadros e os móveis, é no bar que todos se reúnem no final da tarde, para ouvir música ao vivo e se deliciar com bons drinques. Veja no www.pousadas.pt, para saber como se hospeda o presidente Lula, que há poucos dias esteve na suíte master ( R$ 2.152 a diária) e pediu para receber o café da manhã na cama. A comitiva ocupou mais 15 apartamentos do Pestana Convento do Carmo. Quem se acostumou com o luxo e o bom gosto, não esquece nunca mais.
POUSADA DE SANTA MARINHA DA COSTA
Guimarães está associada ao surgimento de Portugal como nação independente. Foi na capela anexa ao Castelo de Guimarães que nasceu e foi batizado Afonso Henriques, que viria a ser reconhecido pelo Papa Alexandre III como primeiro rei de Portugal, em 1179. Mas antes, Afonso Henriques teve que vencer a batalha de São Mamede, em 1128, travada contra sua própria mãe, D. Teresa, filha ilegítima de D. Afonso IV, rei de Leão e Castela, que tinha a soberania sobre o então condado portucalense. A cidade ganhou a classificação de Patrimônio Mundial em dezembro de 2001. Para 2012, Guimarães vai partilhar com a cidade eslovena de Maribor o título de Capital Européia da Cultura. O conjunto arquitetônico notável tem a alma nas praças e ruelas estreitas, com suas tabernas e restaurantes, seus monumentos, como a igreja e Capela de São Francisco, típicas do barroco português, o Paço Ducal, a Capela de Nossa Senhora da Guia e o Museu Alberto Sampaio, com um magnífico claustro.
Fica em Guimarães a imponente Pousada, no alto de uma colina do Parque da Pena, descortinando Guimarães e o horizonte. Dista apenas um quilômetro do centro histórico da cidade de onde surgiu Portugal. Junto com o castelo e o Paço dos Duques de Bragança, é uma das primeiras construções, anterior mesmo aos primórdios da nacionalidade portuguesa. O edifício da Pousada está ligada ao antigo Mosteiro dos Agostinhos, do século XII e foi a partir dele que o arquiteto Fernando Távora trabalhou, acrescentando uma nova ala, intervenção tão bem sucedida que foi distinguida com o Prêmio Nacional de Arquitetura. A pousada tem 49 quartos e 2 suites, destacando a porta de inspiração árabe, a beleza dos claustros e os belos azulejos, tudo completado pelo Jardim do Mosteiro.  Diárias entre 110 e 170 euros.
POUSADA DE SANTA MARIA DO BOURO
Situada em Amares, entre Braga e Geres, a Pousada de Santa Maria do Bouro é perfeita para quem quer descobrir o Minho. O prédio de um antigo mosteiro cisterciense, que começou beneditino, foi construído um edifício novo, mantendo as paredes antigas. Assim surgiu uma estrutura do século XX com oito séculos de história no seu interior. A severidade típica do mosteiro foi adaptada ‘as necessidades de conforto e de beleza modernas. O resultado é a combinação do silêncio e do granito, muita luz e vista panorâmica sobre a paisagem. São 32 apartamentos, dos quais dois de luxo. Piscina  exterior e um restaurante de grande beleza, ocupando uma antiga cozinha do mosteiro, garantem o bom atendimento do hóspede exigente. Diárias entre 150 e 180 euros.
POUSADA DO CASTELO – ÓBIDOS
Ocupando um castelo do século XV, criteriosamente recuperado após sua destruição por um terremoto em 1755, a pousada foi inaugurada em 1951. Óbidos é uma pequena jóia que lembra um pouco a Grécia, com suas casas caiadas de branco e portas em azulão. São muitos os tesouros artísticos concentrados em tão pouco espaço. A Pousada de seis quartos e três suítes é um requinte que vale a viagem.
POUSADA DA RAINHA SANTA ISABEL – ESTREMOZ
O Castelo de Estremoz, onde se situa a Pousada, começou a ser construído em 1281 pelo rei Dom Dinis. Muitos foram os milagres atribuídos ‘a rainha, que dedicou sua vida aos pobres. Canonizada no século XVI, tem seu dia comemorado em uma capela coberta de azulejos, que faz parte do palácio. Sem dúvida a Pousada inaugurada em 1970 é a mais luxuosa de Portugal. Tapeçarias antigas, requintada mobília, santos esculpidos em madeira e janelas góticas com vitrais coloridos fazem a Pousada um verdadeiro museu. Tem 23 apartamentos e é local de visita obrigatória.
POUSADA DOS LÓIOS – ÉVORA
O Convento dos Lóios foi construído no antigo Castelo de Évora, destruído em 1384. A elegante Pousada tem 32 quartos , jardins e pátios internos. Évora tem muitas atrações turísticas,  mas nenhum é tão atraente quanto a Pousada. Na sua frente o templo de Diana lembra os tempos em que a região era domínio dos romanos. Nas proximidades estão a catedral, a igreja e outros conventos. Évora possui um museu regional, cujo prédio, um palácio episcopal, é um destaque na cidade. Outro  é a gastronomia de alto nível, tanto na Pousada, quanto no famoso Fialho, visita indispensável para quem quer conhecer o que de melhor se prepara em peixes, carnes e embutidos.
POUSADA DO CASTELO DE PALMELA
Na Serra da Arrábida, a Pousada está instalada no prédio do convento, no Castelo de Palmela, construído em 1423 por ordem de Dom João I. São 27 apartamentos com vista para uma paisagem única. Os melhores são os que dão para o sul, onde é possível avistar Setúbal e o mar ao fundo.  O quarto mais procurado é  o de número 9, que tem vista para a serra da Arrábida. O restaurante é famoso pelo Frango na Púcara. Palmela dista apenas 40 quilômetros de Lisboa.
POUSADA DE SÃO FILIPE – SETÚBAL
Fica no forte de São Filipe, construído em 1590. Durante a dominação espanhola sobre Portugal, entre 1580-1640, as tropas de Filipe II observavam do forte os navios da Inglaterra navegando na região, que era simpatizante de Portugal. No século XIX deixou de ser forte militar e em 1965 foi transformado em pousada. O restaurante oferece uma panorâmica da paisagem de Setúbal, terceira maior cidade de Portugal. A Pousada é famosa pela gastronomia  no seu restaurante.
POUSADA DE D. DINIS – VILA NOVA DE CERVEIRA
Erguida sobre as ruínas das muralhas e torres do Castelo de Vila Nova, do século XIV, a Pousada de D. Dinis é um dos projetos especiais de Portugal. Com 26 apartamentos, 3 suítes, salas de recreação, 2 bares e muitos terraços e pátios, dá visão para as costas de Portugal e da Espanha.
COMO APROVEITAR
O Grupo Pestana, que comercializa as Pousadas de Portugal , está promovendo roteiros históricos e gastronômicos incluindo as pousadas: Rotas Castelos do Alentejo, Rota do Minho, Berço da Naão, Templo de Diana, são alguns exemplos. A novidade é a compra de passaportes, como o Momentos Únicos, que oferece ao viajante experiência, jantar romântico, aventura de uma escalada, e outros temas, que melhor se ajustam aos desejos do hóspede.  O Passaporte Pousadas é outra boa opção, que o cliente obtém para um determinado número de noites com refeições especiais e que podem ser utilizadas  em uma única viagem ou usadas em parte, deixando o restante para uma outra ocasião. Também é possível adquirir os Vouchers Pousadas, que oferecem pacotes de um ou duas noites com tarifas acessíveis, para serem usados em Portugal. Grupos e viagens de incentivos têm programação especial no programa Privatize.Quem dá informações é Nuno Pina, gerente de vendas na área internacional, através do e-mail  [email protected] ou  no site www.pousadas.pt No Brasil a rede Pestana é atendida através do escritório carioca dirigido por  Paulo Dias, responsável pela América Latina nos negócios do grupo português.
DESTAQUES
Três objetos de cerâmica utilizados como parte de um rito cerimonial foram encontrados durante trabalhos de pesquisa arqueológica na cidadela Inca de Machu Picchu, confirmou o Instituto Nacional de Cultura peruano. O arqueólogo Rubén Maqque afirmou que os itens são aríbalos em miniatura, cobertos com pedras circulares (apachetas) e seriam, segundo Maqque, parte de um ritual de pago à terra. “Estamos no quarto dia de exploração e encontramos os objetos bem perto da superfície. (…) Este tipo de oferenda corresponde a um rito cerimonial de pagamento à terra ou Pachamama”, explicou o especialista à mídia local. Embora a descoberta tenha sido feita numa área de Machu Picchu conhecida como “Cemitério”, próximo a um dos mirantes da cidadela, não encontraram restos de esqueleto. Isto descartou a hipótese de que o sítio arqueológico Inca tenha sido usado como cemitério, além de apoiar a teoria de que o local era usado apenas para a realização de cerimônias.
A descoberta
Além do aríbalos, foram encontrados nove tipos de pedra originárias de Sicuani, no Vale do Urubamba, da cidade de Cuzco e de Machu Picchu. Isto levou a conclusão de que as pessoas viriam destes lugares para realizar oferendas no santuário. A cidadela Inca faz parte da lista de Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade da Unesco desde 1983 e, em 7 de julho de 2007, foi escolhida como uma das sete novas maravilhas em um concurso mundial organizado pela Fundação New 7 Wonders. Para completar, no próximo ano será comemorado o centenário do descobrimento de Machu Picchu – “achada” pelo arqueólogo americano Hiram Bingham em 1911.
TARIFAS INTERNACIONAIS
A TAM Linhas Aéreas  acaba de lançar o novo Perfil de Tarifas Internacional. Válido para todos os voos internacionais operados com o código JJ, o sistema foi desenhado para se adaptar às necessidades de cada tipo de cliente. De acordo com a tarifa escolhida, o cliente pode receber mais benefícios, como maior pontuação no TAM Fidelidade, direito a upgrade de classe, maior franquia de bagagem, posição de check-in diferenciada e escolha antecipada de assentos, entre outros.
 Nas rotas para a América do Sul, o passageiro pode optar pelas tarifas Access, Flex e Plus, que fazem parte da Classe Econômica; e Classic e Executive, da Classe Executiva. Já para a Europa e os Estados Unidos, além dessas, o cliente conta com a First, que corresponde à Primeira Classe.  O Perfil de Tarifas é utilizado nos voos domésticos da companhia desde 2006. No mercado interno, é possível escolher entre cinco opções: Promo, Light, Flex, Max e Top.
VERÃO EM ZURIQUE
 
 No antigo bairro industrial de Zurique, um viaduto leva os trens do norte até a estação central de Zurique. Um segundo viaduto, fora de funcionamento, oferece paralelamente passagem para pedestres e ciclistas. A ligação dos dois viadutos resultou em um verdadeiro monumento à recente era industrial: Im Viadukt, um inusitado projeto comercial em Zurique, um shopping center em forma de viaduto com lojas cobertas.         Houve grande interesse por parte dos empresários no plano. No entanto, somente 64 projetos foram aceitos, com o objetivo de se obter um bom mix de ofertas: trinta e seis arcos do viaduto abrigam lojas, restaurantes, estúdios, uma livraria, uma delicatessen, um ourives, uma creche, um atelier de artes, entre outras. Carros elétricos e aulas de tango também estão à disposição. Agricultores e produtores locais vendem vegetais frescos, carnes e peixes ao longo de 500 metros de feira livre. E, pensando na sustentabilidade, um restaurante oferece preparações com produtos frescos encontrados no próprio mercado. Os dois viadutos foram construídos em 1894 e são importantes monumentos da histórica tecnologia de construção de ferrovias e do desenvolvimento industrial de Zurique. No dia 4 de setembro de 2010, a fase final de implementação do Im Viadukt dará início a um ambiente original, inovativo e de grande significância para o distrito de Zurich-West, que vem ganhando cada vez mais destaque pelo seu conceito moderno.
STREET PARADE –
A mais colorida festa de música techno e house do mundo atrai milhares de pessoas ao lago de Zurique todos os anos. A Parada é uma mistura colorida de Love Mobiles (trios elétricos), aclamados DJs em performances ao vivo e estrelas internacionais. Com 18 anos de existência, a Street Parade continua sendo uma demonstração de amor, paz, liberdade, generosidade e tolerância, uma festa que convida a todos para viverem em paz uns com os outros ao som de muita música eletrônica. Celebre o espírito da Street Parade que acontece no segundo sábado do mês de agosto, dia 14, a partir das 13 horas.            Para este evento especial, o escritório de Turismo de Zurique preparou uma lista com os hotéis da cidade que oferecem pacotes com preços e condições especiais para o período, incluindo late check-out sem custo adicional e café da manhã com horários estendidos para que os hóspedes possam aproveitar a festa até o último minuto.   www.streetparade.ch e www.zuerich.com
 
SÃO PAULO-TÓQUIO PELOS AIRBUS 380 DA LUFTHANSA
Desde o mês passado, uma alternativa para viajar entre São Paulo e Tóquio e ainda conhecer o novíssimo Airbus 380 é a Lufthansa. A companhia oferece voos diários para o Japão via Europa e a segunda parte do voo é feita a bordo do A380, com capacidade para 526 passageiros. Os brasileiros não precisam de visto para a conexão na Alemanha.
O Japão é um dos mercados internacionais mais importantes para a Lufthansa e por isso foi o primeiro a ser servido pelo Airbus 380. A companhia oferece comissários japoneses a bordo dos voos, pratos da culinária japonesa, chás, vinho de ameixa e saquê. Nos canais de entretenimento há opções de filmes estrangeiros legendados em japonês, assim como uma seleção de música daquele país.
Vários aeroportos em todo o mundo estão se preparando para a chegada do A380. Em Frankfurt, o embarque no A380 da Lufthansa quase sempre é feito em dois níveis. A Lufthansa espera receber o total de quatro Airbus A380 no decorrer deste ano.
A passagem São Paulo-Tóquio tem tarifas  a partir de US$ 2445 na classe econômica e a partir de US$ 7.930 na classe executiva (valores para ida e volta). No Brasil, as reservas para os voos de A380 e outros voos podem ser feitas pelo telefone (11) 4700 1700, nas agências de viagem ou na Internet em www.lufthansa.com
ESCRITÓRIO NA ÁSIA
A TAM (Bovespa: TAMM4 e NYSE: TAM) vai inaugurar até o final deste ano um escritório administrativo e comercial próprio (back office) em Hong Kong para dar suporte ao crescimento de suas atividades na Ásia. Atualmente, a companhia possui representações comerciais na Coréia do Sul, Índia, Japão, Tailândia e Taiwan. A nova estrutura comercial prevê também uma gerência na China (Pequim e Xangai) e no Japão (Tóquio).
A TAM atende diversos destinos no continente por meio de acordos comerciais e parcerias (codeshare nos próximos anos, ancorado na nova estrutura da TAM na Ásia, no trabalho dos representantes l). O trabalho a ser desenvolvido em Hong Kong será gerenciado pelo executivo Thierry Curey, que trabalha atualmente como gerente comercial da TAM na Europa. O novo escritório será o terceiro back office internacional da TAM, que já conta com modelos semelhantes na Europa (Madri) e Estados Unidos (Miami).
A estrutura de negócios adotada pela TAM faz parte de sua estratégia de expansão no mercado internacional. Além dos back offices, a companhia possui representações comerciais em mercados que não são atendidos por voos próprios, também chamados de bases offline. 2009  fechou com 18 bases offline no exterior e hoje está presente em 51 mercados distribuídos pela Europa, Ásia e Oriente Médio, além dos escritórios montados nos países que atende com voos próprios.
TARIFA PROMOCIONAL SWISS
A SWISS está com preços promocionais para a baixa temporada e até 19 de agosto, ou de 21 de setembro a 14 de dezembro, será possível embarcar para Genebra, Basileia ou Lugano, na Suíça, ou para outros destinos na Europa por US$ 978 por pessoa na classe econômica. Valores válidos para ida e volta. A promoção inclui Roma, Milão, Florença, Veneza, Barcelona, Paris, Nice, Lyon, Praga, Amsterdã, Berlim, Londres e Viena. Sempre com saídas de São Paulo e Rio de Janeiro e escala em Zurique.
A SWISS, que faz parte do Grupo Lufthansa, voa todos os dias de São Paulo para Zurique e de lá oferece conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio. Os lugares são limitados e sujeitos à disponibilidade e taxas de embarque não estão incluídas neste valor.
Mais informações em www.swiss.com/brasil

VINHOS GÉRARD DEPARDIEU A BORDO GE
Passageiros Lufthansa passam a apreciar um vinho muito especial na Business Class dos voos europeus: o Cabernet-d’Anjou 2009 do vinhedo Chateau de Tigné do famoso ator francês Gérard Depardieu.

Gérard Depardieu além de  estrela mundial, nutre  sua paixão pelos vinhos. Já muito antes de sua simpática atuação como Obelix, ele era um entusiasta dos nobres vinhos de sua terra natal. Há alguns anos Depardieu adquiriu um castelo histórico no vale do Loire, em cuja tumultuada história foram vencidas guerras religiosas e revoluções. O que atraiu seu maior interesse, porém, foram o vinhedo e a adega pertencentes ao castelo e, de uma hora para outra, ele resolveu virar vinicultor. A cada ano são cultivados e engarrafados vinhos seletos. Mas é preciso muito trabalho no cultivo do solo duro da região para, no final, colher exclusivamente uvas de alta qualidade. Assim como as uvas brancas do Chenin Blanc resultam em vinhos brancos finos, a cuvée das uvas vermelhas de Gamay, Grolleau, Cabernet-Sauvignon e Cabernet-Franc produz rosés saborosos e potentes vinhos tintos.
O Rosé Cabernet-d’Anjou 2009, prensado das duas cepas Cabernet, destaca-se pelo intenso aroma de framboesa e  toques cítricos  e atualmente é servido na Business Class a bordo dos voos europeus da Lufthansa.
A Lufthansa conta com a consultoria de Markus Del Monego, campeão mundial dos sommeliers e Master of Wine que, a cada dois meses, faz uma seleção de vinhos excepcionais para a Vinothek Discoveries.  Markus Del Monego viaja o mundo à procura de tesouros que esperam ser desvendados pelos passageiros da First e Business Class. Assim como Markus Del Monego, a Lufthansa também exerce o papel de embaixatriz mundial dos vinhos de ponta alemães, escolhidos por meio de várias provas cegas por Markus Del Monego e outros renomados especialistas. A cada ano, a Lufthansa oferece cerca de 40 vinhos de mais de 30 vinícolas alemãs só em seus voos de longa distância. Cerca de 3,5 milhões de litros de vinho das melhores safras e procedências são servidos anualmente em todas as classes de voo.
 
SÃO LUÍS E TERESINA PELA AZUL
Dois novos destinos começam a ser servidos pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras a partir de setembro: São Luís, no Maranhão, e Teresina, no Piauí,  aumentando para 23 o número de cidades servidas pela companhia. O voo partirá todos os dias de Campinas para São Luís com escala em Teresina. A rota vai atender também o tráfego aéreo entre as duas cidades. As passagens aéreas já estão sendo vendidas e as novas rotas entram em operação no dia 1.º de setembro com voos diários.
No primeiro mês de operações, os bilhetes estão com preços promocionais. Até 30 de setembro, é possível voar de Campinas para São Luís ou de Campinas para Teresina por preços a partir de R$ 199 por trecho (válido para viagens de ida e volta). De São Luís para Teresina, as passagens variam a partir de R$ 69,00 por trecho.
A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro de 2008, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Hoje a nova companhia aérea conecta 23 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal, Manaus, Goiânia, Porto Seguro, São Paulo, Cuiabá, em agosto, Brasília, e em setembro São Luís e Teresina. Com as linhas de ônibus, são 25 as cidades conectadas pela Azul. A companhia é a única com uma frota de jatos 100% brasileira, os modernos E-Jets fabricados pela Embraer. Atualmente a Azul conta com uma frota composta por 10 aeronaves Embraer 190 e 8 Embraer 195. Em 2011, com a chegada da nova frota de ATR 72-600, a Azul pretende ampliar ainda mais sua malha doméstica regional. Foram encomendadas 40 aeronaves ATR 72-600.