37921
Lírio-da-paz: purificador natural do ar, aliado da saúde e tranquilidade em casa. (Foto: Freepik)

Ter plantas em casa é algo que pode trazer inúmeros benefícios para os ambientes e, também, para a nossa saúde. Usar plantas dentro de casa pode trazer uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar. Além de embelezar o ambiente, elas desempenham um papel vital na purificação do ar, na redução do estresse, no aumento da umidade do ar e até mesmo na melhoria da qualidade do sono.


LEIA MAIS

10 dicas para manter a memória saudável

Quantidade certa de água: quanto devo beber por dia?


Conheça algumas espécies capazes de melhorar o ar e a qualidade de vida na sua casa:

  1. Lírio-da-paz: Um purificador natural potente que aumenta a umidade do ar em até 5%. Ajuda a eliminar substâncias químicas e micróbios que causam alergias, sendo ótimo para quem tem rinite e outras doenças respiratórias. Ideal para quartos e salas, o lírio prefere lugares quentinhos, mas com pouca luz e sem sol direto nas folhas.
  2. Babosa: Conhecida na indústria de cosméticos, é uma das espécies que mais produzem oxigênio e melhoram a qualidade do ar, segundo a NASA. Suas propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias ajudam a eliminar substâncias químicas de produtos de limpeza. Não requer rega constante, mas precisa de luz solar direta.
  3. Espada-de-são-jorge: Filtra toxinas do ar e libera mais oxigênio. Além disso, protege contra energias negativas e proporciona tranquilidade. Sobrevive bem em ambientes com meia-sombra.
  4. Clorofito: Filtra odores e fumaça, mantendo os níveis de oxigênio altos. Cultivado em espaços iluminados, regado uma vez por semana.
  5. Pau d’água: Além de frescor e beleza, purifica o ar, filtrando gases e poluentes. Requer manutenção simples e folhas limpas para uma filtragem eficiente.
  6. Hera: Reduz a quantidade de mofo no ar, prevenindo alergias e irritações pulmonares. Adapta-se a diferentes ambientes, desde locais bastante iluminados até os de luz indireta. Porém, é tóxica quando ingerida.
  7. Jiboia: De fácil manutenção, purifica o ar e melhora a qualidade do sono. Vive bem em ambientes iluminados ou com pouca luz direta, e suporta ar-condicionado.
  8. Palmeira areca-bambu: Filtra um grande número de toxinas, eliminando poluentes como o benzeno e outros compostos contaminantes.