Calma! A ansiedade tem cura

Um estilo de vida saudável, com atividade física, alimentação adequada e sono regular é essencial

Redação Bem Paraná com assessoria

Roer as unhas, ter aquela sensação de descontrole, agitação, irritabilidade constante. Esses são alguns dos vários sintomas causados por um distúrbio que, para alguns estudiosos da Medicina, é considerado como o mal do século: a ansiedade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge mais de 10 milhões de brasileiros. De acordo com o médico psiquiatra, credenciado da Paraná Clínicas, Dr. Marcelo Maroni Saraiva, que há mais de 10 anos atua no tratamento de transtornos ansiosos e depressivos, a ansiedade pode estar relacionada a vários fatores. O convívio com pessoas ansiosas, estresse familiar e no trabalho são algumas das razões que geram o mal. Mas a forma de pensar, característica de personalidade aprendida na infância, é crucial para o desenvolvimento de um padrão ansioso de comportamento de uma pessoa, explica.

Maroni afirma que este problema ocorre devido à natureza psicológica, como medos infundados, sensação de afogamento, sufocamento, palpitações no peito e tremores de mãos, e ressalta que, nestes casos, deve-se haver uma preocupação maior em procurar ajuda médica para iniciar um tratamento. Estes sintomas pioram a sensação inicial da ansiedade formando uma bola de neve, pois o indivíduo pensa que está sofrendo de um infarto do coração e que pode morrer a qualquer momento, diz.

No entanto, segundo o especialista, a ansiedade tem cura. Com um tratamento feito de forma adequada há grandes possibilidades de um resultado eficaz imediato, inclusive sem o uso de remédios. A abordagem para tratar estresse e ansiedade não se resume à medicação e psicoterapia. Um estilo de vida saudável, com atividade física, alimentação adequada e sono regular é essencial, comenta o médico.

Em outros casos, por exemplo, na fase inicial de um tratamento, o uso de medicamentos pode ser indicado. Os remédios utilizados classicamente no controle da ansiedade são os chamados antidepressivos em associação com os benzodiazepínicos, ambos, só podem ser indicados por médicos especializados.

Segundo Maroni, outra forma de prevenção é optar por uma psicoterapia Cognitiva e Comportamental – TCC. Essa terapia é eficiente como forma de ensinar o paciente a reconhecer os sintomas e controlá-los, atenuando seu impacto em sua vida ao longo do tempo, comenta.

Conheça os 6 passos para prevenção da ansiedade:

– Faça exercícios físicos regulares;

– Reduza o consumo de bebidas alcoólicas ou com cafeína;

– Separe um período do dia e relaxe. Respire profundamente e/ou faça algo que lhe dê prazer. Os 10 ou 20 minutos dedicados a isso diminuirão muito os níveis de ansiedade, de forma muito eficiente e rápida;

– Procure reconhecer as situações que fazem aumentar o nível de ansiedade para poder identificar e lidar com as questões;

– Mantenha um diário de ansiedade e procure anotar o sentimento ou pensamento que existia assim que começava a sentir sintomas de ansiedade;

– Respire dentro de um saco de papel se começar a sentir a respiração mais acelerada. Isso ajuda a aliviar a tontura derivada da ansiedade.