Examevista
Exames nos olhos (Crédito: Divulgação/Cesar Brustolin/SMCS/Curitiba.pr.gov.br)

A visão é um dos sentidos que mais que podem ser afetados pelo Diabetes – síndrome decorrente da falta de insulina no organismo e da incapacidade de a mesma exercer seus efeitos adequadamente.

Quando não é devidamente tratado, o Diabetes pode causar diversas doenças oculares como retinopatia diabética, glaucoma, catarata, e, nos casos mais graves, evoluir para uma perda total da visão. Estudos oftalmológicos apontam que 90% dos casos de cegueira causados pelo Diabetes poderiam ser evitados, se houvesse prevenção e um acompanhamento médico adequado. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Brasil é o 5º país do mundo e o 1º da América Latina em número de diabéticos, com 17 milhões de casos.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o problema, a Associação do Diabético Curitibano (ADC) e o Centro de Diabetes de Curitiba, com o apoio do Hospital de Olhos do Paraná, realizam no próximo dia 18 de novembro (sábado), a 11ª edição da Caminhada do Diabetes. O evento vai ser realizado no Parque Barigui, em Curitiba, a partir das 8h30, e contará com a realização de alguns exames gratuitos para a população, como aferição de pressão arterial, teste de hepatite, glicemia e exame do fundo de olho. A inscrição é gratuita e os participantes percorrerão um trajeto de 3,3 km em torno do parque.

Segundo o oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, Dr. Carlos Augusto Moreira Neto, a tradicional ação é importante no sentido de conscientizar a população sobre a doença, que muitas vezes não apresenta sintomas e pode se tornar gravíssima. “Cerca de 90% dos casos de cegueira ocasionados pelo diabetes poderiam ser evitados, se houvesse diagnóstico precoce e tratamento adequado. O diabetes é a principal causa de cegueira entre 20 e 60 anos e a visão pode ser afetada de várias formas – desde um embaçamento reversível, causado por elevação transitória dos níveis de glicose que melhora com o tratamento, até casos graves que ocasionam perda da visão. Porém, se diagnosticado durante as fases iniciais e há o controle da glicemia, esse processo pode regredir. Para isso, é preciso que as pessoas mantenham os cuidados e façam um acompanhamento periódico com um oftalmologista. Isso pode fazer toda a diferença”, explica o especialista.

Sobre o Diabetes

O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome do metabolismo, de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Existem dois tipos de Diabetes, a do tipo 1 e do tipo 2. A do tipo é causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos. O tratamento é feito à base de insulina injetável. Já a do tipo 2 resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos. O tratamento não depende da aplicação de insulina, e pode ser controlada por medicamentos via oral.