
Apesar das mais de 300 mil peças já doadas, a Campanha do Agasalho 2025 ainda não chegou na marca de arrecadação do ano de 2024, que foi de 342.750 peças. A ação foi lançada no dia 16 de maio pelo prefeito Eduardo Pimentel e coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS), por meio do Disque Solidariedade, a campanha arrecada agasalhos, calçados, cobertores e itens de cama para proteger pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede municipal de assistência. Os interessados podem realizar a doação até o dia 22 de setembro.
A primeira-dama de Curitiba, Paula Mocellin, é a madrinha da campanha. “Fico emocionada ao ver como os curitibanos e nossos parceiros têm se mobilizado para ajudar quem mais precisa a enfrentar este inverno tão rigoroso”, diz. Para ela, cada peça recebida carrega um gesto de cuidado. “Ao tirar uma peça em bom estado do armário, oferecemos carinho, proteção e cuidado a alguém que talvez nunca conheçamos, mas que certamente sentirá o calor desse gesto.”
Perfil das doações
Das 300 mil peças recebidas, 46,5% são roupas femininas (141.161). Em seguida vêm roupas masculinas, infantis, calçados, cobertores e peças de cama.
O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, reforça o pedido para que a população continue doando. “Fazemos um apelo especial aos homens para que participem da Campanha do Agasalho e doem roupas masculinas. Esse gesto de solidariedade nos ajudará a atender a quem mais precisa.”
Os itens arrecadados pela Campanha do Agasalho são enviados aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros Especializados (Creas), conforme solicitação das famílias atendidas. Parte das peças também é destinada às unidades de acolhimento para pessoas em situação de rua.
Onde doar
A Campanha do Agasalho 2025 conta atualmente com 112 parceiros externos e 270 pontos de arrecadação espalhados pela cidade, incluindo escolas, hospitais, comércios, instituições e órgãos públicos.
Quem deseja se cadastrar como ponto de coleta pode escrever para [email protected]. O Disque Solidariedade é responsável por recolher, triar e destinar todas as doações.
Confira aqui os pontos de coleta disponíveis.