Paraná Rosa
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Carreta Saúde da Mulher acaba de encerrar os trabalhos no município de Castro, nos Campos Gerais, neste sábado (4). Com 1,5 mil consultas e exames realizados na cidade, a unidade móvel segue caminho para passar por 13 municípios do Paraná até dezembro. A previsão é que a ação ocorra em 58 cidades do estado no total.

Em Castro, foram realizadas quase 400 mamografias, 500 ultrassonografias e mais de 600 consultas e exames preventivos. A iniciativa faz parte do Paraná Rosa 2025.

Ao todo, foram realizadas 396 mamografias, 500 ultrassonografias e 174 exames preventivos, além de 443 consultas médicas em mulheres de Castro e municípios próximos, como Piraí do Sul, Carambeí, Ipiranga e Ivaí.

O percurso da Carreta teve início no dia 16 de setembro em São José dos Pinhais. Na sequência ela seguiu para Cerro Azul e Castro. Nas três primeiras paradas, 3.805 atendimentos foram realizados pela Carreta, que permite agilidade na realização dos exames, ao levar os equipamentos para mais próximo da população.

“Esses números demonstram a importância e a eficiência dos atendimentos da Carreta. E esse é o objetivo, dar condições para que as mulheres realizarem seus exames preventivos e estejam em dia com a sua saúde, em especial em regiões onde o acesso é mais difícil”, disse o secretário de Saúde, Beto Preto.

Ao todo, a unidade móvel irá passar por 13 municípios até dezembro e realizar exames em mulheres de 58 cidades paranaenses.

PARANÁ ROSA

A 7ª edição do Paraná Rosa traz uma série de iniciativas voltadas à saúde feminina, com ações de prevenção, autocuidado e acesso a serviços essenciais, em especial relacionados ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero.

Em Curitiba, a programação inclui a Corrida da Vigilância em Saúde, evento que pretende chamar a atenção para a importância da atividade física e mobilizar tanto servidores quanto a comunidade em torno da causa.

Durante o mês de outubro, 60 municípios também vão receber a exibição do filme Câncer com Ascendente em Virgem, de Rosane Svartman, acompanhada de rodas de conversa que reforçam a relevância do diagnóstico precoce. A iniciativa é uma parceria da secretaria estadual da Cultura com o Sesc-PR.

Além disso, o Governo do Estado distribuirá 150 mil exemplares da Cartilha da Saúde da Mulher nas 22 Regionais de Saúde, com informações práticas sobre prevenção, autocuidado e direitos garantidos às mulheres.