
Mutirão de castração de animais de estimação começa dia 16 de setembro e vai até dia 19, no Creas Boa Vista. Ainda há vagas disponíveis para participar. O agendamento é feito pelo site da Rede de Proteção Animal da Prefeitura. Foram abertas 150 vagas no início do evento. Além da castração, os animais de estimação também recebem um implante de microchip para identificação.
Benefícios da castração
De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, o programa de castração pública da Prefeitura de Curitiba já promoveu mais de 190 mil cirurgias desde 2017.
O diretor cita que o procedimento traz vários benefícios para o animal, como a prevenção de doenças e tumores e ainda minimiza o abandono e a quantidade de animais nas ruas. “A castração não previne só a gravidez, mas protege o animal de diversas doenças que podem matar, como o câncer de mama nas fêmeas e de próstata nos machos”, explicou.
Desde janeiro deste ano, a Rede de Proteção Animal já fez 24.746 cirurgias de castração gratuitas de cães e gatos em eventos promovidos pela Prefeitura de Curitiba pelos bairros da cidade.
A intenção é fazer 100 mil castrações até 2028.
Procuração eletrônica
Para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o site da Rede de Proteção Animal permite indicar quem será o acompanhante do animal no dia da cirurgia, se o responsável não puder comparecer.
Além da legislação, todos os animais atendidos pelo programa recebem microchip eletrônico de identificação, com código exclusivo vinculado aos dados do cidadão responsável pelo animal.
Animais sob os cuidados de protetores ficam com seus dados vinculados aos que os levam para castração, até que sejam devidamente transferidos ao novo responsável quando adotados.
Serviço
Mutirões de castração de cães e gatos Regional Boa Vista
Local: Creas Boa Vista (Rua Lodovico Geronazzo, 1.314)
Data: de terça (16/9) a sexta (19/9)