Cidade na Grande Curitiba atendeu mais de 525 cães e gatos em Mutirão de Castração

Redação Bem Paraná com Assessoria
link

Foto: PMP

O primeiro Mutirão de Castração promovido pela Prefeitura de Pinhais em 2025 atendeu 525 cães e gatos durante três dias, entre 6 e 8 de março. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e marcou o início das comemorações pelo aniversário de 33 anos da cidade.

A iniciativa contemplou animais de estimação de tutores previamente cadastrados. Também foram atendidos animais vitimizados, recolhidos pela fiscalização. A Semma fez a convocação e prestou atendimento em sua sede, dentro de uma estrutura especial montada para o mutirão, com estandes de pesagem, de anestesia e centro cirúrgico adaptado.

No mutirão, cães e gatos são atendidos em horários alternados, para facilitar a organização. Na triagem, são verificados o peso do animal, período de jejum e condições de saúde no momento, para garantir o sucesso da cirurgia. Em seguida o tutor deixa o animal aos cuidados da equipe, que faz a tranquilização, anestesia e tosa higiênica do animal. Por fim, o pet é levado para o centro cirúrgico. Depois do procedimento, ele permanece no local até despertar da anestesia. Enquanto isso, a equipe médica passa orientações aos tutores sobre os cuidados pós-cirúrgicos.

A Semma havia previsto castrar 700 animais no evento, mas alguns não foram levados ou foram dispensados por não apresentarem condições adequadas para a cirurgia.

Sidineia Ferreira Porto, moradora da Vila Joaquina, levou a gata Luna para castrar. “Eu estava tentando o cadastro, consegui quando vim pessoalmente aqui na secretaria. Já tive gato e muito gasto com ele, então é muito bom que a prefeitura faça esse atendimento de graça”, disse. Adriana Matos, que mora no mesmo bairro, levou a cachorrinha Kiara para castrar. “Ela já perdeu uma ninhada com quatro filhotinhos, sofreu bastante. A ideia era doar ela, porque já temos pet em casa, mas ainda não conseguimos ninguém para receber. Enquanto isso vamos cuidando, trouxemos aqui na castração, é muito bom, eu já tinha trazido a irmã da Kiara”, contou.


Na abertura do evento, a prefeita Rosa Maria destacou a importância da castração para o bem-estar da população animal. “Esse é um presente muito grande para a cidade, começando por aqueles que amamos tanto, os nossos pets”, destacou. Também estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito, Marcinho e a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu.
 

Serviço

Documentos necessários: