
Os exageros típicos dos dias de folia de Carnaval podem sobrecarregar o organismo e prejudicar a saúde. Por isso, especialistas alertam para a importância de cuidados específicos, especialmente nas regiões afetadas pela onda de calor. A ingestão de muita água, uma alimentação equilibrada e leve, com foco em frutas, verduras e legumes, além da moderação no consumo de álcool, são algumas das principais recomendações dos profissionais João Pinheiro, nutricionista, e Diogo Alves, médico nutrólogo da Clínica Gorini, especializada em estética, saúde e bem-estar.
- Confira dicas para um Carnaval saudável mesmo com o calor
- Quais os impactos do calor para a saúde cardiovascular?
“O folião deve se preocupar com a saúde do corpo durante o Carnaval, evitando desidratação nos dias quentes e sobrecarga com uma alimentação pesada e rica em gordura e carboidratos. A moderação no consumo de álcool também é essencial”, alerta João Pinheiro. O nutricionista explica que, ao não cuidar da alimentação, o organismo precisa fazer mais esforço para processar a energia dos alimentos, o que resulta naquele cansaço pós-almoço que pode comprometer o rendimento na folia. “Essa sensação de preguiça não é ideal para quem quer pular e dançar o Carnaval o dia todo”, ressalta.
O nutrólogo Diogo Alves também faz um alerta importante, especialmente para quem tem diabetes ou está com a glicose alta. “O corpo nos avisa quando a glicose está desregulada. Sinais como sensação de barriga inchada e sede excessiva podem ser consequência de glicemia elevada, e não apenas do calor. Cuidar da alimentação é fundamental para não confundir esses sintomas”, explica o médico.
Dicas para prevenir a ressaca e se manter saudável na folia
Com relação à famosa ressaca de Carnaval, Diogo Alves enfatiza a importância de se hidratar ao longo do dia. “O ideal é beber água constantemente, mesmo quando não se está com sede. Consumir tudo de uma vez pode sobrecarregar os órgãos, causando desconforto”, alerta. Ele também chama a atenção para os riscos do consumo exagerado de álcool, que pode resultar em intoxicação aguda, sintomas de ressaca, como desidratação, cansaço e dor de cabeça, além de aumentar o risco de doenças hepáticas como esteatose e cirrose.
Para driblar esse risco, o nutricionista João Pinheiro recomenda uma alternativa saudável durante a folia: “Carregar um copo de salada de frutas pode ser uma excelente maneira de garantir energia sem sobrecarregar o organismo”. Ele ainda sugere que o folião tenha um plano de alimentação para contornar a quebra da rotina e garantir que a diversão não comprometa a saúde.
Clínica Gorini: cuidando da saúde e bem-estar com excelência
A Clínica Gorini, com mais de 15 anos de experiência, oferece uma ampla gama de procedimentos estéticos focados em saúde e bem-estar. Entre os procedimentos cirúrgicos, destacam-se face lifting, blefaroplastia, transplante capilar, mastopexia, prótese de mama, lipoescultura HD, abdominoplastia, entre outros. Já os procedimentos não cirúrgicos incluem diversos tipos de laser, toxina botulínica, fios de PDO, preenchedores e tecnologias de fortalecimento muscular como Emsculpt Neo e Emsella.
Além de um centro cirúrgico moderno, a clínica oferece serviços como Nutrologia, Spa Capilar, Clínica de Injetáveis (com reposição de vitaminas) e um serviço de transporte para o pós-operatório, para maior comodidade e bem-estar dos pacientes. Durante a espera, os clientes podem ainda desfrutar de massagens relaxantes.