A intensa vida cultural, a riqueza arquitetônica e a história de Buenos Aires são os pontos que o cicerone Daniel Eugenio Pena, de 50 anos, faz questão de ressaltar para os visitantes. Pena é um dos 68 voluntários da associação Cicerones de Buenos Aires e há cinco anos mostra sua cidade a turistas do mundo todo.
“A proposta me interessou pela originalidade”, explica o greeter portenho. “É sempre um desafio mostrar Buenos Aires com os olhos de um cidadão comum, que não persegue fins comerciais e tem como único objetivo compartilhar suas melhores experiências “
Clássicos:
– La Boca/lado A: o bairro de imigrantes é um dos principais passeios de Buenos Aires. É lá que estão o Caminito, com suas casinhas coloridas que abrigam ateliês, lojas e bares, e o estádio La Bombonera, do Boca Juniors. Ambos fazem parte de qualquer city tour oferecido pelas agências de turismo da cidade
– Recoleta: o aristocrático bairro é um pedacinho da Europa na América do Sul. Cafés sofisticados, como o La Biela, e lojas chiquérrimas ficam lado a lado nas ruas fartamente arborizadas. Lá também está o Cemitério da Recoleta, onde está enterrada Evita Perón. Pode parecer estranho, mas você terá de enfrentar fila para chegar perto do túmulo, sempre coberto de flores.
– Centro Histórico: a Plaza de Mayo e seu entorno são atrações obrigatórias. A Casa Rosada (sede do governo argentino), a Catedral Metropolitana e o Congresso valem a visita, segundo Pena. A praça é também o endereço preferencial para panelaços e demais manifestações promovidas pela população.
Off-road
– La Boca/lado B: a região dos tradicionais Caminito e Bombonera reúne várias atrações não tão básicas assim. “O passeio pelo bairro tem sabor especial. Não há nada igual no mundo”, justifica Pena. “Mas é preciso ter tempo para desfrutar os espetáculos musicais e os bailes que ocorrem mesmo nas menores ruas.”
– Feria de Mataderos: a feira é um programa portenho bem típico. “Fico encantado com a variedade gastronômica”, diz Pena. Além de barracas de comidas, há boas lojinhas de artesanato. Mais informações: www.feriademataderos.com.ar.
– San Telmo: o bairro é uma ótima opção cultural e para compras. “Não gosto de shoppings. Eles são iguais no mundo todo”, explica o greeter. “Prefiro as lojas de rua e as feirinhas, como a de San Telmo.” A feira de antiguidades ocorre sempre aos domingos na Plaza Dorrego.