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Cor, modelo, sinais de batidas, quilometragem: veja o que faz um carro desvalorizar na hora da venda

Editado por Mario Akira
carro venda

Dicas para vender bem seu carro (Freepik)

Sinal de batida, problemas aparentes ou veículos muito coloridos podem reduzir as chances de venda. O carro é um dos itens que mais desvaloriza com o tempo e preservar seu valor de mercado exige alguns cuidados, como atenção para além da manutenção mecânica.

Questões como cor do veículo, histórico de batidas, quilometragem e até o modelo escolhido podem influenciar diretamente no preço de revenda.

De acordo com Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty, que é líder no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil, a quilometragem segue como um dos principais critérios de avaliação. Um carro rodado demais pode perder até 20% do valor de revenda em comparação a modelos semelhantes com baixa quilometragem.

Já a escolha da cor ainda pesa bastante no mercado de seminovos. Veículos pretos, pratas e brancos costumam ter maior liquidez, enquanto cores muito chamativas tendem a encontrar menos compradores.

“A cor vai além da questão de estilo, mas no momento da revenda ela se transforma em um fator de negociação. Opções mais neutras são mais procuradas e isso impacta diretamente no valor final”, explica Martins.

Condições da lataria, pintura, estofamento e painel influenciam no valor de mercado e são pontos sensíveis. O histórico de batidas e qualquer sinal de ferrugem, amassados ou riscos pode desvalorizar o veículo.

“Carros com revisões feitas em concessionária costumam valer mais. Já os automóveis que passaram por manutenções mal feitas ou possuem peças não originais, podem se desvalorizar mais”, alerta o CEO da Vaapty.

Além disso, o modelo e a marca também pesam. Veículos de linhas que saíram de produção ou que têm baixa aceitação de mercado costumam perder valor mais rápido. Já modelos populares e com bom custo-benefício mantêm preços mais estáveis.

Veja dicas para vender seu carro

Para quem deseja vender o veículo ainda em 2025, a recomendação é buscar pela intermediação e apostar em revisões regulares: “Quem deseja reduzir a desvalorização do carro, vale investir em uma boa pintura, revisão na autorizada, evitar modificações estéticas radicais e, principalmente, cuidar para que o veículo mantenha um bom histórico. Esses detalhes fazem diferença no bolso do proprietário na hora da troca ou da venda”, alerta o CEO da Vaapty.

Sobre a Vaapty

A Vaapty é líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. Fundada em 2020 pelo CEO Ycaro Martins, com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, a empresa busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura, sem burocracia e em 40 minutos. Em 2021 virou a chave com franquias, em 2024 foi chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o selo de excelência, chegou a 350 unidades vendidas pelo país e é líder absoluta de mercado. Para 2025, o objetivo é chegar em 450 unidades comercializadas e faturar R$1.8 bilhão.