Quando estava com 30 anos e 130 quilos, o consultor de tecnologia João Norberto dos Santos Junior, depois de uma internação na UTI com 3 paradas cardíacas, decidiu dar um basta na obesidade e reagir. Começou ali uma rotina que hoje, aos 44 anos, inclui correr nas segundas, terças, quintas e sábados, com exercícios de fortalecimento três vezes por semana.
E ele não vai sozinho: sua filha Amyna, de 29 anos, uniu-se ao pai em busca de saúde e estímulo. “Treinamos juntos, planejamos as provas de corrida e hoje sou muito mais saudável”, conta João, que também é pai de gêmeas de 16 anos.
João e Amyna fazem parte de uma multidão que abraçou a corrida em Curitiba, seja nos 50 parques da cidade, seja nas ruas ou onde der. E as provas realizadas junto com familiares ou amigos são uma forma de se animar mutuamente.
Procorrer
Um ponto de encontro da dupla de pai e filha e de toda uma comunidade fitness são os cafés da manhã aos sábados realizados pela loja Procorrer. Maior loja de artigos especializados em corrida do Brasil, o estabelecimento tem parceria com 142 assessorias de corrida e com frequência é o ponto de entrega dos kits, incluindo camisetas, números de peito e garrafas de água, bem como de premiações. É tradicional também a gravação do tempo realizado pelo atleta na medalha, que serve de recordação e estímulo.
“Esse é um momento amado pelas pessoas, que têm um hobby que é uma verdadeira paixão, se desafiam a baixar marcas e estão construindo objetivos com muita determinação”, avalia o diretor da Procorrer, Alexandre Grupenmacher. “Um puxa o outro. A Procorrer apoia o esporte de várias formas, mas cada um faz sua parte com muito esforço e suor.”
Treinões
Os treinões realizados pela Procorrer têm como ponto de partida a loja, que fica no Centro de Curitiba, na Avenida Vicente Machado, com destino a parques como Passeio Público e Praças Oswaldo Cruz e 29 de Março. Além dos treinos, já está no calendário da cidade o Circuito Procorrer, com a realização de 5 provas. Outro apoio oferecido é a esteira tecnológica, em que o atleta é filmado para conhecer seu tipo de pisada. Com base nisso, os especialistas da Procorrer ajudam a encontrar o melhor tênis para cada perfil. E nos dias de corrida, a torcida Procorrer leva muito agito para estimular quem está se desafiando.
Pensando na sustentabilidade, a Procorrer mantém ainda o programa Tênis Solidário, em que os clientes voluntariamente trazem seus pares usados. “Aqueles ainda adequados para corrida são destinados a instituições ligadas ao esporte, e os demais são doados para uso como calçado simples”, conta Alexandre, que estima em mais de 1 mil os pares doados todo ano.