
A falta de banho é prejudicial para a saúde, mas o excesso de higiene também não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É indicado que um banho seja tomado todos os dias, mas optar por mais de três banhos diariamente, associado ao uso frequente de sabonetes e buchas, pode resultar no ressecamento da pele e no desequilíbrio do pH cutâneo e das mucosas, diminuindo-se assim a proteção natural e desencadeando processos inflamatórios.
LEIA MAIS
10 alimentos que ajudam a combater o colesterol ruim
Banho breve e eficiente
Um período de 5 a 10 minutos é suficiente para que a água do corpo seja adequadamente higienizada e evita-se o desperdício de água. Além disso, este tempo é ideal para realizar a limpeza sem remover excessivamente a proteção natural da pele.
Água morna é ideal
Temperaturas elevadas ressecam a pele e podem provocar dermatites. Opte por água morna para preservar a hidratação natural da pele e evitar problemas dermatológicos.
Evite buchas e esponjas
A remoção da proteção natural da pele e o aumento do risco de alergias e micoses podem ser provocados pelo uso destes objetos. Prefira lavar suavemente com as mãos para proteger a integridade da pele.
Sabonete íntimo adequado
A aplicação externa de sabonete com pH neutro e sem perfume é a mais adequada, evitando irritações na região íntima e mantendo o equilíbrio necessário.
Uso moderado de sabonetes comuns
Prefira produtos com pH próximo a 5 e aplique-os em áreas como mãos, pés e dobras, preservando o equilíbrio da pele e evitando ressecamentos excessivos.
Hidratação pós-banho
Utilize um hidratante adequado para manter a integridade da barreira cutânea, especialmente em peles oleosas. Isso ajuda a evitar o ressecamento e a manter a saúde da pele em dia, proporcionando uma proteção adicional.
Seguindo essas orientações, é possível manter a saúde da pele durante a rotina diária de higiene, evitando problemas dermatológicos causados pelo excesso de banhos e pelo uso inadequado de produtos de limpeza.