Curitiba é a 4ª cidade com o maior número de consultas online no Brasil

6ª Edição da Pesquisa sobre o Perfil do Paciente Digital revela dados sobre o uso de plataformas de saúde

Redação Bem Paraná com Assessoria

(Pixabay)

A 6ª edição da pesquisa sobre o Perfil do Paciente Digital, realizada pela Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, apresenta dados reveladores sobre o comportamento dos pacientes brasileiros. Entre os principais achados, destaca-se que Curitiba é a 4ª cidade com o maior número de consultas online, ficando atrás apenas de São Paulo (1ª), Rio de Janeiro (2ª) e Belo Horizonte (3ª).

O estudo também confirma que as mulheres ainda lideram o uso de plataformas digitais para agendar serviços de saúde, mas o número de homens que utilizam o serviço também tem aumentado, passando de 24% em 2018 para 37% em 2024.

As cinco especialidades mais buscadas na plataforma são:

Dados da pesquisa

O relatório, baseado nos dados de mais de 20 milhões de usuários únicos por mês em 2024, visa fornecer uma visão abrangente sobre as preferências e expectativas dos pacientes em relação aos serviços de saúde. Ele também destaca uma tendência crescente: o acesso às plataformas pelo desktop tem diminuído, enquanto o uso de tablets está aumentando. O celular continua sendo a principal plataforma de acesso, representando 84% dos acessos.

As especialidades de saúde mental, como Psiquiatria e Psicologia, representaram 82% dos agendamentos de teleconsulta em 2024, um aumento em relação a 79% no ano anterior.

Comportamento do paciente

Outro dado interessante do estudo é que 13% dos pacientes preferem agendar consultas médicas aos finais de semana, enquanto 33% dos agendamentos são feitos fora do horário comercial, ou seja, antes das 9h e depois das 18h. Isso demonstra uma demanda crescente por profissionais com agenda online disponível para que os pacientes possam fazer agendamentos em horários alternativos e durante qualquer dia da semana.

Mês de janeiro é o mais procurado para consultas

O relatório também revela que o mês de janeiro é o mais procurado para consultas médicas, enquanto dezembro apresenta o menor número de agendamentos, com 236 mil em 2024 em comparação com 164 mil em 2023. As cidades com maior concentração de usuários da plataforma são:

A importância dos dados para os profissionais de saúde

José Maurício Orsolini, COO da Doctoralia, destacou que os dados da pesquisa são valiosos para que os profissionais da saúde possam criar serviços alinhados às necessidades dos pacientes. “Essas informações são essenciais para aprimorar o atendimento e tornar a experiência em saúde mais eficiente e humanizada. Compreender as preferências dos pacientes é um grande diferencial para melhorar sua experiência, fortalecer a fidelização, reduzir conflitos e destacar o profissional no mercado”, explicou Orsolini.

Dados adicionais

Em 2024, a Doctoralia registrou mais de 255 milhões de visitantes em seu site e mais de 9,5 milhões de agendamentos de consultas por mês. Além disso, a plataforma disponibilizou mais de 970 mil respostas no “Pergunte ao Especialista”, um serviço onde os pacientes podem tirar suas dúvidas com profissionais, oferecendo acesso a informações seguras e gratuitas sobre saúde na internet.