Curitiba é referência em cirurgia para suor dos pés

Método diferenciado foi criado por médico curitibano

Bem Paraná

Curitiba é hoje reconhecida como centro de referência nacional e internacional no tratamento da hiperidrose plantar, doença que se caracteriza pelo excessivo suor nos pés que atinge cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil. Tal reconhecimento se deve, em grande parte, à “Simpatectomia Lombar Endoscópica”, método cirúrgico inovador desenvolvido pelo médico curitibano Marcelo Loureiro, especialista em cirurgia laparoscópica, doutor em cirurgia pela USP e professor de pós-graduação no curso de cirurgia da Universidade Positivo, onde também é pesquisador. 


De acordo com Loureiro, o técnica consiste na retirada de um segmento do nervo lombar responsável pela sudorese nos pés. Cita que, entre as principais vantagens desse procedimento, estão a alta eficácia na cura da hiperidrose plantar, cujo grau de sucesso chega a 98%, bem como os reduzidos efeitos colaterais. Segundo o médico, a cirurgia dura em torno de uma hora e exige que o paciente fique internado no hospital por apenas um dia.


Introduzido pelo cirurgião Marcelo Loureiro em 2002, esse tipo de procedimento laparoscópico passou por inúmeros estudos e aprimoramentos tecnológicos, processo que o tem tornado cada vez menos invasivo e esteticamente quase imperceptível, graças também ao emprego de bisturis ultrassônicos e outros equipamentos de última geração. “É um método seguro, eficaz, amplamente estudado e desenvolvido sobre bases sólidas”, pontua. O médico informa que realizou perto de 100 cirurgias, das quais 20 foram no Hospital de Clínicas do Paraná, única instituição pública no Brasil que realiza esse procedimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).      


Os interessados em obter mais informações sobre o método podem acessar o site www.suornospes.com.br.