
Curitiba vai receber nos dias 18 e 19 de setembro o 2º Simpósio de Hemoterapia e Medicina Transfusional Veterinária. O evento, na UniCuritiba, é organizado pelo LeVet Hospital Veterinário, em parceria com o Hemocentro Veterinário. E reunirá alguns dos nomes mais respeitados da hematologia veterinária brasileira.
A Clínica Escola de Medicina Veterinária do UniCuritiba mantém parceria com o banco de sangue veterinário da capital paranaense. De acordo com o médico veterinário Luís Felipe Kühl, professor e responsável técnico da Clínica Escola, os estudantes (sob orientação dos professores) realizam a triagem dos pets, acompanham os exames clínicos e auxiliam na coleta do sangue.
“Assim como em humanos, a transfusão de sangue salva a vida de muitos pets, mas o procedimento requer cuidados. Antes de qualquer transfusão é necessário realizar alguns testes laboratoriais para garantir a segurança do procedimento”, explica Luís Felipe.
Sistema sanguíneo animal
De acordo com o professor, os cães têm um sistema sanguíneo diferente do ser humano, porém também passível de consequências graves no caso de uma transfusão realizada sem o devido acompanhamento. “Dar o tipo errado de sangue pode causar uma reação imunológica grave e potencialmente fatal para o animal que recebe a transfusão.”
Além dos testes laboratoriais necessários, a doação entre pets precisa respeitar outros requisitos como peso, idade e saúde geral.
“A hemoterapia veterinária tem avançado de forma significativa no Brasil, mas ainda há muitos desafios a superar. O simpósio é uma oportunidade única para promover a troca de conhecimento entre profissionais que estão na linha de frente do cuidado transfusional”, destaca Luiz Cibin, médico veterinário e sócio-proprietário do LeVet.
Programação científica e inscrições
O 2º Simpósio de Hemoterapia e Medicina Transfusional Veterinária terá palestras técnicas, mesa redonda e apresentação de casos clínicos que abordam desde o diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas até o manejo transfusional em situações emergenciais.
A programação completa está disponível no site https://hemocentrovet.com.br, onde devem ser feitas as inscrições. As atividades vão ocorrer no período da noite, das 18h30 às 22h30, e as vagas são limitadas.
Atendimento à comunidade
A Clínica Escola de Medicina Veterinária do UniCuritiba é aberta à comunidade. Com capacidade para 150 atendimentos mensais, o local oferece consultas, vacinas, exames e demais procedimentos clínicos e cirúrgicos.
A clínica fica na rua Dr. Pamphilo D’Assumpção, em frente ao número 93, no bairro Rebouças (lateral da rua Chile, 1.678, no Campus Milton Vianna). Os atendimentos são realizados de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial, mediante agendamento pelo telefone/Whatsapp (41) 99979-4767.