Elas têm a oportunidade de construir robôs, sabres de luz e outras estruturas utilizando materiais simples
Férias escolares devem ser de relaxamento para as crianças, mas também podem ser de aprendizado com diversão. Isso é o que o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em parceria com a Azuris e o Instituto Avançado de Cursos de Tecnologia em Pós-Graduação (IDD), oferece com o curso de férias “Engenharia do Brinquedo”.
Há sete anos em atividade, o projeto já impactou mais de 800 crianças, que, ao final do curso, recebem o Certificado de Engenheiro Mirim, reconhecendo a experiência adquirida durante o programa.
“Existem muitos cursos de robótica para crianças mais velhas, mas poucos voltados para os mais novos. Neste curso, elas aprendem conteúdos avançados de forma adaptada à sua idade”, explica Alessandro Binhara, diretor da Azuris.
O curso engloba uma ampla variedade de tópicos, incluindo História da Engenharia, Ótica, Matemática, Artes, Robótica Low Tech, Projetos de Engenharia e Experimentos Científicos.
As crianças têm a oportunidade de aprender conceitos de engenharia por meio de atividades práticas, como a construção de robôs, sabres de luz e outras estruturas, utilizando materiais simples.
“Trabalhamos para tornar o aprendizado acessível”
Além das construções, o curso “Engenharia do Brinquedo” do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em parceria com a Azuris e o Instituto Avançado de Cursos de Tecnologia em Pós-Graduação (IDD), também oferece experimentos que incentivam a interação e o aprendizado lúdico.
“Trabalhamos com temas familiares para as crianças, como jogos e filmes, para tornar o aprendizado acessível a todas as idades. Explicamos que o que elas veem nos jogos pode ser aplicado na vida real”, explica Alessandro Binhara, diretor da Azuris.
As aulas são ministradas por instrutores especializados nas áreas de Educação e Engenharia, que guiam os pequenos no desenvolvimento de habilidades relacionadas à tecnologia e à ciência.
O curso é voltado para crianças de 5 a 12 anos e ocorre no período da tarde.
As inscrições podem ser feitas no site Engenharia do Brinquedo.
Fundado em 1926, o Instituto de Engenharia do Paraná – IEP é uma entidade precursora do Sistema Confea/Crea. É a mais antiga das entidades de Engenharia do estado do Paraná e a terceira do país.
Colaborou: Alana Morzelli especial para o Bem Paraná
Serviço
3ª turma: 20/01 a 25/01
4ª turma: 27/01 a 01/02
Horário: aas 14h às 18h
Local: Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) – Rua Emiliano Perneta, 174