Screenshot
Foto: Freepik

Comemorado em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização surgiu em 1967 como uma iniciativa da UNESCO para chamar atenção aos índices de analfabetismo no mundo. No Brasil, embora tenham ocorrido avanços nos últimos 10 anos, a taxa de analfabetismo ainda é de 5,3%, segundo o IBGE de 2024 — o que equivale a mais de 9 milhões de brasileiros que não sabem ler ou escrever.

“A alfabetização é um passo para que as crianças compreendam o mundo em que vivem e consigam se expressar. Com esse aprendizado, desenvolvem outras competências, como interpretação de textos e raciocínio crítico”, explica Laura Vecchioli, coordenadora de Literatura e Informativos do Editorial de Educação Básica da SOMOS Literatura.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino da leitura e da escrita deve ocorrer até o 2º ano do Ensino Fundamental, fase em que os alunos têm o primeiro contato com as letras e a literatura. Os livros, portanto, exercem papel fundamental, ajudando na ampliação do vocabulário e na formação do repertório cultural.

Para Vecchioli, o incentivo à leitura vai além do aprendizado formal: contribui para a criatividade, cognição e sociabilidade. Por isso, ela recomenda introduzir as crianças ao mundo literário desde os anos iniciais, por meio de atividades lúdicas, rodas de leitura e encenações das histórias.

4 dicas para despertar o gosto pela leitura nas crianças

1 – Monte um cantinho de leitura
Crie um espaço confortável e atraente, com bancos, almofadas, prateleiras coloridas e livros acessíveis. Bonecos e fantoches podem estimular a imaginação durante a leitura.

2 – Escolha livros adequados à faixa etária
Livros ilustrados, com letras maiúsculas e diálogos curtos ou interativos são ideais para o primeiro contato com a leitura. “O encantamento inicial abre caminho para leituras mais complexas no futuro”, diz Vecchioli.

3 – Transforme a leitura em brincadeira
Use encenações com fantoches, fantasias e teatro improvisado. Pedir que as crianças desenhem cenas da história ajuda a desenvolver criatividade, expressão de sentimentos e imaginação.

4 – Crie debates e rodas de leitura
Após a leitura em voz alta, incentive a troca de ideias e opiniões sobre a história. Essa prática desenvolve pensamento crítico, escuta ativa e promove questionamentos e reflexões.

Sobre a SOMOS Literatura

Com mais de 1,6 mil obras e 500 autores nacionais e estrangeiros, a SOMOS Literatura reúne livros dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione. A unidade também mantém o Coletivo Leitor, portal que promove a leitura e a literatura desde a infância, estimulando criatividade e empatia.