Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1999, Diamantina brilha no Vale do Jequitinhonha. Foi importante nos séculos 18 e 19, porque fazia parte da rota do garimpo do ouro e dos diamantes. Tudo se mantém preservado, conservando a arte barroca, a culinária regional e a cultura. Foi em Diamantina que nasceu o presidente Juscelino Kubitscheck, criador de outro patrimônio nacional, Brasília. Os turistas procuram visitar a casa em que o idealista viveu, na rua São Francisco 241, mostrando as humildes origens de quem soube sonhar tão bem e tão alto.
Cidade de Goiás — O título da Unesco foi concedido em 2001, por ser Goiás “ uma cidade européia adaptada às condições climáticas, geográficas e culturais do centro da América do Sul”. Para a obtenção do título, na linha de frente o escritor Bernardo Elis. Cidade de Goiás foi o primeiro núcleo urbano fundado no território goiano, no início do século 18.Para tanto, um grupo de bandeirantes comandado por Bartolomeo Bueno da Silva — o Anhaguera — massacrou os índios goiases. O primeiro nome foi Vila Boa e a população foi atraída pela promessa de ouro e diamantes.
Núcleos urbanos, casarões, igrejas, obras de arte surgiram no tempo. Em 1937 a capital foi transferida para Goiânia, deixando a cidade no esquecimento. O que ajudou a preservar sua estrutura primitiva. O nome mais famoso da região é o da poetisa Cora Coralina, que se tornou conhecida pelos doces que fazia. Hoje a casa onde viveu, a Casa Velha da Ponte, é museu que preserva a memória da mulher corajosa, combatente e sensível, que fazia coisas doces para o corpo e para a alma. (DRF)