Todo ano, os ingredientes são os mesmos: carnes especiais, passas, frutas cristalizadas, arroz e sobremesas geralmente geladas, mas nem por isso é preciso ser repetitivo. Pelo contrário, quanto mais inovar, mais será notado pelos seus convidados. É possível inovar com os mesmos ingredientes especiais, mas com acompanhamentos diferentes ou combinações inusitadas Também é possível fazer versões lights para quem gosta de ver a família e os amigos em forma.



O chef Carlos Madeira, por exemplo, sugere uma ceia mais moderna, sem perder o charme da tradição, apostando, no azeite extra virgem, que destaca generosamente o aroma e o sabor dos alimentos, como personagem constante. “Utilize o azeite não só para temperar ou para finalizar os pratos, mas também para cozinhar. Vale a pena ressaltar que este óleo milenar é o que mais aguenta o aquecimento – até 220° C contra 180°C dos óleos convencionais – e não contém colesterol”,  explica ele. Entre as receitas sugeridas, destacamos duas: Peru com frutos secos e sonhos de sobremesa.
Já a nutricionista Michele Monteiro, alerta que para começar a refeição com o pé direito, se deve optar por um farto prato de saladas, de preferência com vários folhosos.  Também aposta na simplicidadel. “As verduras são ricas em fibras e dão uma maior sensação de saciedade, diminuindo o apetite para os pratos mais calóricos”, ressalta Também recomenda carnes assadas ou grelhadas, sem pele e a gordura visível. No caso das aves prefira sempre o peito à coxa. “Não há a necessidade de seguirmos uma receita à risca, podemos e devemos tentar reduzir a quantidade de sal e principalmente das gorduras (óleos, manteigas e margarinas), pois uma preparação com 100ml de óleo vegetal agregará 900 calorias à carne”, diz a nutricionista Amanda Epifanio. E dá a dica: o uso de molhos com geléias de frutas ou com a própria polpa da fruta, como o maracujá, incorporado com o amido de milho, para evitar o creme de leite. E fica delicioso.  Já quanto aos acompanhamentos, as nutricionaistas alertam: prefira arroz com passas ou somente arroz branco; evite acompanhamentos com molhos ou recheios muito gordurosos.
Para a sobremesa, ela recomenda  sorvetes, musses e gelatinas de frutas.  Lembra também que as frutas em calda possuem mais calorias do que as frescas, por isso a melhor escolha são as naturais e menos calóricas como a melancia, melão, ameixa, pêssego, etc. “Entre as frutas secas, escolha o damasco, que é o menos calórico: cada unidade fornece apenas oito calorias, enquanto as oleaginosas, como a noz, fornecem 33 calorias cada uma”, explica.


Peru com frutos secos
1 peito de peru (± 1,3 kg)
sal
pimenta de moinho
50 g de tâmaras sem caroço
50 g de figos macios
50 g de miolo de noz
50 g de amêndoas sem casca
50 g de pinhões
200 g de salsichas frescas
3 colheres de sopa de doce de laranja
2 colheres de sopa de rum
1 colher de sopa de mostarda
alecrim seco
azeite
água ou vinho do Porto (se necessário)


MODO DE PREPARO
Abra uma bolsa no peito de peru e tempere-o com sal e pimenta, moída na altura. Pique ao mesmo tempo as tâmaras e os figos com uma faca bem afiada. Na picadora, pique grosseiramente, o miolo de noz e as amêndoas. Misture com os outros frutos picados, adicione os pinhões e a carne das salsichas frescas. Ligue tudo muito bem e introduza na bolsa aberta no peito de peru. Costure a abertura com agulha e linha e coloque a carne num tabuleiro de forno. Misture o doce de laranja, o rum e a mostarda e barre a carne com o preparado. Regue com azeite e perfume com um pouco de alecrim seco.  Leve a carne a  assar em forno médio durante cerca de 1hora e meia. Regue a carne várias vezes com o molho que se vai formando e volte-a de vez em quando para que aloure por igual. Se perceber que o molho está a secar muito, borrife-a com uns pingos de água ou de vinho do Porto.


Sonhos
500 ml de água
50 g de margarina
1 casca de limão
1 pau de canela
sal
3 colheres de sopa de açúcar
250 g de farinha
1 colher de sopa de amido de milho
4 a 5 ovos
óleo 
canela
azeite


Calda de Açúcar
250 g de açúcar
150 ml de água
1 pau de canela e casca de limão
2 colheres de sopa de vinho do Porto


MODO DE PREPARO
Leve a água ao fogo com a margarina, a casca de limão, a canela, uma pitada de sal e o açúcar. Quando ferver, retire a casca de limão e o pau de canela e, fora do fogo, junte a farinha peneirada com o amido de milho. Bata energicamente com uma colher de pau até obter uma massa que se desprenda do fundo do tacho. Continue a bater até a massa estar quase fria. Junte os ovos, um a um, batendo muito bem entre cada adição e só adicionando o ovo seguinte quando o anterior estiver completamente absorvido pela massa. Frite colheradas de massa em óleo quente sobre fogo médio, voltando os sonhos e picando-os com uma agulha de tricôt para que fiquem fofos.  Sirva os sonhos polvilhados com açúcar e canela ou regados com um fio de azeite e calda de açúcar.