
O fim de junho e início de julho marcam a chegada das férias escolares de meio de ano. E quem tem criança pequena, se vê diante de um desafio para ocupar os pequenos.
As férias escolares podem parecer longas demais para quem cuida de crianças pequenas, mas são, na verdade, uma chance poderosa de desenvolvimento. É nesse tempo de pausa que muitas conexões internas se fortalecem, que a autonomia ganha terreno e que os vínculos familiares se aprofundam de uma maneira única.
“Muitas vezes, é no silêncio, no tédio ou na ausência de uma agenda rígida que a criança encontra espaço para pensar, criar e se escutar”, aponta Marianna Canova, mestre em Educação e diretora do Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil. “Essa desaceleração tem um papel precioso no amadurecimento emocional, na imaginação e até na construção da linguagem.”
Segundo a pedagoga, pais e responsáveis não precisam — nem devem — preencher cada hora com atividades. Um certo “vazio” na agenda é saudável, desde que acompanhado com escuta, presença e liberdade para explorar o ambiente de forma segura. “A criança se desenvolve quando é vista, mas também quando tem tempo para ver o mundo com seus próprios olhos”, afirma Marianna.
Pensando nisso, o Peixinho Dourado listou sugestões para transformar as férias em um tempo de conexão, descoberta e descanso genuíno:
6 ideias para férias com desenvolvimento
1 – Tempo sem compromisso – reserve momentos sem atividades planejadas.
Deixe que a criança escolha o que fazer, mesmo que seja “nada”.
2 – Redescubra brinquedos antigos – brincar com o que já existe pode estimular novas formas de uso e criatividade.
3 – Prepare receitas simples juntos – bolinhos, saladas coloridas ou um café da manhã especial são oportunidades de afeto e autonomia.
4 – Monte uma caixa de invenções – com papelão, fitas, colas e objetos recicláveis, deixe a criança construir o que quiser.
5 – Cabanas, lanternas e quintais – liberdade física, mesmo que em espaços pequenos, traz senso de pertencimento e aventura.
6 – Mexa esse corpinho! – Não esqueça que uma criança tem um corpo em desenvolvimento. Atividades motoras também são necessárias para que ela possa se relacionar com o mundo: andar de bicicleta, fazer circuitos motores ou passeios em parques com desafios para o corpo é muito interessante!
A pedagoga também reforça a importância de evitar o excesso de telas, especialmente durante as férias. “Não é só uma questão de tempo, mas de qualidade de presença. Estar com a criança, mesmo em um jogo simples ou conversa despretensiosa, marca mais do que se imagina”, salienta Marianna. Isso sem falar no perigo do vício causado pelo tipo de recompensa promovido pelo ambiente digital, que afasta as crianças do mundo real.
Aproveite as férias!
Sobre a escola: O Peixinho Dourado acredita na educação infantil como um lugar de descobertas e foi a primeira escola de muitas gerações desde 1980. Com uma abordagem criativa, com foco nas investigações, experiências e no desenvolvimento de autonomia e relações, a escola e o berçário são referência nacional nas abordagens Reggio Emília e Pikler, respectivamente. Com sede no Alto da XV em Curitiba, recebe e acolhe crianças de 4 meses a 6 anos em um ambiente tão estimulante quanto seguro, com ateliês e espaços que incentivam o pertencimento e as descobertas. Por meio do cuidado atencioso, alimentação saudável e liberdade de transitar entre assuntos que despertam a curiosidade típica das crianças, o dia a dia no Peixinho é repleto de crescimento para todas as idades.