Dia das meias trocadas colore escolas e cmeis. Foto: Luiz Costa/SME
Dia das meias trocadas colore escolas e cmeis. Foto: Luiz Costa/SME

Pares de meias trocados, cores e padrões diferentes, abraços, sorrisos e muita diversão, além de palestras e atividades pedagógicas voltadas à inclusão. Assim foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down na rede municipal de ensino de Curitiba

Alunos e professores foram para as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com meias de pares diferentes, como sugere a campanha lots of socks, uma iniciativa mundial que busca conscientizar a população sobre a síndrome. A ideia é chamar atenção das pessoas para a diversidade e que ela deve ser respeitada. 

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi criado pela Down Syndrome International e reconhecido pela ONU em 2012. 

Atualmente há 71 crianças com Síndrome de Down nas turmas regulares da Educação Infantil na rede municipal de ensino. No Ensino Fundamental são 68 estudantes e nas escolas de Educação Especial são cerca de 150.

Comunidade informada sobre a Síndrome de Down

Orientações para profissionais e comunidade também fizeram parte da programação do dia. No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) especializado na Síndrome de Down, no Cristo Rei, a diretora Fabiane Neves ministrou uma palestra sobre o tema.

Esse CMAEE possui uma Sala de Estimulação Multidisciplinar inédita na rede municipal, focada no desenvolvimento sensorial e motor dos estudantes, e funciona no mesmo complexo que abriga um CMAEE para Altas habilidades/superdotação e uma escola especial.